Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Um grupo de jovens do concelho de Nelas criou recentemente um mural do clima na localidade da Lapa do Lobo. A iniciativa juntou seis crianças e jovens com idades entre os 10 e os 15 anos e visou ensinar-lhes sobre a importância de cuidar do meio ambiente com pequenas ações no dia-a-dia.
A iniciativa foi promovida pela Associação Transitar, em colaboração com a Fundação Lapa do Lobo. O “Mural do Clima” foi antecedido de uma oficina onde seis jovens exploraram como os seus comportamentos afetam o planeta e discutiram maneiras de reduzir o seu impacto ambiental.
A atividade também estimulou a criatividade dos participantes, permitindo-lhes “expressar as suas ideias sobre o ambiente e a sustentabilidade através da arte”, explicou a organização.
Utilizando a metodologia do Mural do Clima e outras formas artísticas, os jovens foram incentivados a “tornar visível o invisível”, representando conceitos mais abstratos sobre o clima e a natureza”. A abordagem lúdica e criativa visou promover “um entendimento mais profundo” dos temas e reforçar o papel dos jovens como cidadãos responsáveis.
Também decorreu na Lapa do Lobo uma caminhada ecológica que contou com a participação de 28 pessoas que recolheram lixo com destino a Canas de Senhorim.
A iniciativa promoveu a conscientização ambiental entre os participantes e alguns dos jovens participantes na oficina “Mural do Clima” explicaram o seu trabalho e abordaram as causas e consequências das alterações climáticas.
A oficina foi financiada pelo projeto europeu “People & Planet”, que procura sensibilizar os jovens cidadãos da Europa sobre os desafios e consequências das mudanças climáticas.