No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes vai organizar, na próxima segunda-feira (dia 14), mais uma comemoração do armistício da Primeira Guerra Mundial, que faz 104 anos.
A comemoração terá início às 11h00 com uma missa de homenagem pelos soldados mortos em combate na Igreja de São Miguel de Fetal.
Quarenta e cinco minutos depois, irá decorrer a cerimónia de homenagem aos mortos em defesa da Pátria contando com honras militares e a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento do Soldado Desconhecido no Largo Mouzinho de Albuquerque.
A Liga dos Combatentes realça, em comunicado, a importância destas cerimónias que “embora simples, se revestem de um elevado significado patriótico e de reconhecimento pelos serviços prestados à Nação por todos quantos por ela tombaram e por ela continuam a sacrificar-se”.
A Primeira Guerra Mundial começou a 28 de julho de 1914 e terminou a 11 de novembro de 1918, com a assinatura do Armistício.
Portugal participou com o Corpo Expedicionário Português, tendo combatido em Flandres entre novembro de 1917 e abril de 1918. A sua intervenção ficou marcada pela Batalha de La Lys, o qual foi destroçado pelo exército alemão e inúmeros dos seus efetivos foram feitos prisioneiros.