No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Casa da Cultura de Santa Comba Dão recebe, a 22 de janeiro, a apresentação do livro “José da Silva Carvalho e o Bicentenário da Revolução Liberal de 1820”.
A obra é apresentada mais de três anos depois de a Câmara Municipal ter organizado uma série de colóquios a propósito dos 200 anos da revolução e da homenagem a José da Silva Carvalho, natural do concelho e considerado um dos “obreiros” desse ato político. O município organizou essas comemorações entre 2018 e 2020.
As conferências e as respetivas atas foram documentadas e registadas para serem editadas num documento “absolutamente histórico para o concelho e para o país”, realça o município de Santa Comba Dão.
O livro replica as atas dos colóquios realizados em Santa Comba Dão a 22 de janeiro de 2018, 1 e 2 de junho de 2019 e 26 de outubro de 2019.
Citado numa nota da autarquia, o presidente Leonel Gouveia explica que o livro resulta do trabalho de António Neves, coordenador das comemorações do bicentenário, que “abriu caminho para o conhecimento que hoje temos de um dos mais ilustres santacombadenses – um dos obreiros da revolução liberal – nascido em Vila Dianteira, Santa Comba Dão, em 1782”.
O autarca recorda que José da Silva Carvalho “teve um papel fulcral na história do nosso país, constituindo uma das personalidades mais determinantes do séc. XIX”.
A apresentação da obra está agendada para as 15h00 e está aberta à comunidade local.