joão matias tavfer
danos incêndios 3
joao azevedo
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » Mais de 1.000 pessoas esperadas em Viseu para o Desfile do Traje Português

Mais de 1.000 pessoas esperadas em Viseu para o Desfile do Traje Português

Desfile junta no sábado participantes de todo o país. Iniciativa era para acontecer no ano passado, mas foi adiada devido aos incêndios de setembro

 Mais de 1.000 pessoas esperadas em Viseu para o Desfile do Traje Português
04.06.25
fotografia: Facebook Rancho Folclórico S. João Baptista de Nogueira
partilhar
 Mais de 1.000 pessoas esperadas em Viseu para o Desfile do Traje Português
04.06.25
Fotografia: Facebook Rancho Folclórico S. João Baptista de Nogueira
pub
 Mais de 1.000 pessoas esperadas em Viseu para o Desfile do Traje Português

Mais de 1.000 pessoas participam no 27.º Desfile Nacional do Traje Popular Português, que acontece já este sábado (7 de junho) em Viseu. A iniciativa era para acontecer no feriado municipal do ano passado (21 de setembro), mas foi adiada devido aos incêndios que atingiram na altura a região.

A iniciativa reúne participantes de todas as regiões de Portugal continental e da Madeira,  que vão apresentar os “jeitos e preceitos do trajar d’antanho, exibindo as diferenças regionais e a multiplicidade de cores e texturas que constituem o Traje Popular Português”, sublinha a Câmara de Viseu.

Na apresentação da programação de verão de Viseu, realizada na semana passada, o presidente da assembleia geral da Federação do Folclore Português, Ludgero Mendes, destacou a dimensão da iniciativa e sublinhou que o traje é “uma das matrizes mais essenciais” da identidade de cada região, refletindo a “vivência popular”.

O dirigente acrescentou que o desfile “é uma oportunidade para nós constatarmos as realidades caso a caso e, sobretudo, estabelecermos a comparação que existe de uma região para outra”.

“Sem desprimor para as anteriores 26 localidades onde o desfile ocorreu, mas Viseu é uma terra que se justifica e estamos certos que será um momento muito importante na programação desta cidade feliz que é Viseu e também na sua projeção pelo âmbito nacional em termos de etnografia e folclore”, disse ainda Ludgero Mendes.

Já a vereadora da Cultura na Câmara, Leonor Barata, fala de uma “parceria” que enche Viseu de “orgulho” e recorda a “tradição muito rica” do concelho “em termos etnográficos e de cultura tradicional e popular”.

O Desfile Nacional do Traje Português promete valorizar o traje popular “com especial enfoque na realidade cultural e identitária do território de Viseu, integrado na região da Beira Alta, Viseu Dão Lafões e Terras do Demo”, sublinha a Câmara de Viseu, que assinou em agosto do ano passado um acordo de cooperação com a Federação do Folclore para garantir a realização do evento.

O desfile arranca às 21h00 deste sábado, no Campo de Viriato.

pub
 Mais de 1.000 pessoas esperadas em Viseu para o Desfile do Traje Português

Outras notícias

pub
 Mais de 1.000 pessoas esperadas em Viseu para o Desfile do Traje Português

Notícias relacionadas

Procurar