A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Mais de 200 estudantes de Tondela foram recentemente distinguidos pelo bom aproveitamento escolar. A homenagem foi feita pela Câmara Municipal, no recinto da Feira Industrial e Comercial de Tondela (FICTON).
Este ano, a autarquia de Tondela distinguiu 247 estudantes. O prémio de mérito foi entregue a 233 alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade e ainda a 14 finalistas do ensino superior.
Os jovens dos ensinos básico e secundário ganharam um vale de 50 euros que poderá ser trocado por material em lojas do concelho. Já o prémio de excelência foi entregue ao aluno Miguel Bandeira Figueiredo, da Escola Secundária de Molelos, que também ficou com um voucher de 150 euros.
Os melhores alunos do concelho que concluíram o ensino superior também foram galardoados na sessão, por terem concluído os estudos com uma média igual ou superior a 16 valores. Os recém-licenciados receberam o prémio de mérito e um voucher de 150 euros.
A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, referiu que a cerimónia visou destacar “o desenvolvimento do tecido educativo do concelho” e reconhecer “mais uma vez aqueles que são alunos de mérito”, assinalando o seu trabalho, esforço e compromisso no último ano letivo.
“Os prémios de mérito e de excelência escolar foram criados pela câmara municipal de forma a premiar o mérito, destacar a persistência, enaltecer a determinação e encorajar os alunos do nosso concelho, as suas famílias e a comunidade escolar”, acrescentou a autarca, que salientou o investimento municipal de 3,6 milhões de euros na educação durante o último ano.
O vereador da Educação, João Carlos Figueiredo, realçou o “momento simbólico” de homenagem aos melhores alunos de Tondela. “Não nos podemos esquecer que o conhecimento será sempre a sua maior ferramenta e a coisa mais importante que os vai acompanhar na vida”, disse.
Feriado municipal assinalado com seis homenagens
Também em Tondela, celebrou-se na segunda-feira (16 de setembro) o feriado municipal. O município assinalou a efeméride com a realização de uma sessão solene no Auditório Municipal, onde foram homenageadas cinco personalidades e uma empresa do concelho.
A medalha de mérito municipal foi entregue à empresa SPMAQ – Soluções Projetos Máquinas, sediada na Zona Industrial de Vilar de Besteiros, ao médico ortopedista António Lopes de Figueiredo e, a título póstumo, Lopes da Rosa, ex-diretor da rádio Emissora das Beiras, e Victor Ferreira Monteiro, antigo vereador na Câmara.
Já a medalha de valor e altruísmo foi entregue a Joaquim Rodrigues Simões dos Santos e a medalha municipal de ouro a José Manuel Duarte Sampaio. Os dois homenageados estiveram envolvidos há 50 anos no 25 de Abril.
No seu discurso, Carla Antunes Borges alertou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro (que presidiu à cerimónia do feriado municipal), e o Governo para a adoção de “políticas que permitam que os municípios possam dar uma resposta” ao crescente número de animais abandonados. “É necessário termos políticas mais proativas e que os municípios tenham linhas de financiamento para parques de matilhas”, defendeu.
A autarca também destacou o trabalho da autarquia ao longo deste ano, dando como exemplo “duas importantes obras”, a requalificação da USF Cândido Figueiredo, em Canas de Santa Maria, e do Pólo de Saúde do Caramulo, intervenções que custaram meio milhão de euros.
Esta semana, devem arrancar as obras de reabilitação do Centro de Saúde de Tondela, que estão orçadas em 1,7 milhões de euros. Ainda na saúde, a Câmara espera executar a reabilitação da Extensão de Saúde de Lajeosa do Dão.
A presidente da Câmara de Tondela também destacou a ampliação das zonas industriais, o lançamento da estratégia local de habitação, o novo sistema de águas residuais de Tondela Norte e a abertura do Centro de Recolha Oficial de Animais, trabalhos que “demonstram bem o pulsar do concelho”.
Carla Antunes Borges realçou que é preciso realizar mais trabalhos que não foram candidatados aos fundos comunitários, à semelhança da frente ribeirinha e ao Centro Tecnológico e de Empreendedorismo, obras que se encontram concluídas.
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, adiantou que, graças à duplicação da verba do Orçamento do Estado para a habitação pública, o concelho de Tondela poderá ver aprovada a candidatura apresentada ao Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito da estratégia local de habitação.
O governante, que é natural de Tondela, disse ainda que o concelho é uma terra de “oportunidades de desenvolvimento industrial ou turístico”, com destaque para a Serra do Caramulo.
“Temos que aproveitar as oportunidades e o alinhamento entre atores locais e nacionais que queiram investir naquele espaço, do município e a importância estratégica que tem para o Governo. Espero também nessa matéria que consigamos ter novidades nessa frente”, adiantou.