Em um dia e meio, 30 oradores deixaram o seu testemunho e…
A magia do desconhecido… chega à Ourivesaria Pereirinha. A Monseo Jewels, marca…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Miguel Varzielas, ortopedista no Hospital CUF Viseu
por
Rita Andrade, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, UCC Viseense
A Câmara de Viseu abriu as candidaturas para a edição de 2025 do programa de apoio Eixo Cultura em três categorias (Criação Artística, Programação Artística e Emergentes), que envolvem a atribuição de verbas anuais aos projetos selecionados. Ao todo, o valor total dos apoios é de 460 mil euros.
Os criadores e agentes culturais devem apresentar as suas candidaturas até 5 de novembro.
Segundo a Câmara de Viseu, o eixo de Criação Artística tem uma verba total de 150 mil euros e destina-se a “projetos não integrados em eventos” e dedicados às artes performativas (música, teatro, dança, cinema e multimédia), circo contemporâneo, artes visuais (fotografia e artes plásticas), artes de rua, promoção do livro e da leitura, e projetos multidisciplinares nos domínios da criação e da edição.
Dentro da Criação Artística, estão incluídas as categorias de Criação/Produção (com apoios que vão dos cinco mil aos 20 mil euros) e de Edição (verbas entre os 2.500 e os 10 mil euros).
Já no eixo da Programação Artística, que tem duas categorias, são apoiados projetos ou iniciativas que “ocorram de forma regular ou pontual” em Viseu num valor total de 260 mil euros. Além da categoria normal (com valores entre os cinco mil e os 50 mil euros), a Câmara também vai apoiar projetos de preservação, valorização e divulgação da cultura tradicional noutra medida com verbas dos 1.500 aos 10 mil euros.
O eixo Emergentes vai apoiar projetos de jovens artistas e agentes culturais até aos 30 anos, com o objetivo de “identificar, dar visibilidade e fomentar uma nova geração de criadores e novos modelos de criação, exibição e exposição”. Neste eixo, o financiamento total é de 50 mil euros, sendo que cada projeto pode ser apoiado com verbas de 2.500 a 15 mil euros.
“Fora deste apoio ficam as obras realizadas em contexto académico, vídeos institucionais, videoclipes, ou trabalhos apresentados em espaços museográficos ou similares”, acrescenta a autarquia de Viseu.
Além dos apoios anuais, o Eixo Cultura também vai renovar apoios para projetos quadrienais (quatro anos), sendo que as candidaturas ao eixo de Parcerias de Programação/Eventos Âncora devem ser entregues até 30 de dezembro. Os projetos aprovados integram uma modalidade de apoio que arrancou em 2022.
As propostas devem ser formalizadas para o endereço de e-mail cultura@cmviseu.pt, em língua portuguesa, e não podem “sofrer alterações posteriores à data de entrega”, refere o município.