totem_en2_agosto2020
Tondela Taça
mortagua taça
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Oliveiras - Quinta do Malhô
Tony-Carreirajpg
roteiro-caramulo-850x514
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Marco Paulo na Feira de S. Mateus em forma de homenagem

Marco Paulo na Feira de S. Mateus em forma de homenagem

Grupo “Para Sempre MARCO” homenageia o “maravilhoso coração” do artista pela primeira vez em Viseu

 Marco Paulo na Feira de S. Mateus em forma de homenagem
07.04.25
fotografia: Facebook Para Sempre MARCO
partilhar
 Marco Paulo na Feira de S. Mateus em forma de homenagem
07.04.25
Fotografia: Facebook Para Sempre MARCO
pub
 Marco Paulo na Feira de S. Mateus em forma de homenagem

A organização da Feira de São Mateus acrescenta mais um nome ao cartaz desta 633ª edição, desta vez em homenagem a Marco Paulo. O grupo “Para Sempre MARCO” sobe ao palco a 15 de agosto, em Viseu.

É a primeira vez que este grupo atua na Feira de São Mateus, um projeto que homenageia o “maravilhoso coração” do artista, bem como a sua “grande obra”.

O grupo “Para Sempre MARCO” junta-se a nomes como Matias Damásio (8 de agosto), Miguel Araújo (23 de agosto), Carolina de Deus a 26 de agosto e João Só no dia 16 de setembro.

Marco Paulo morreu em outubro do ano passado e subiu ao palco da Feira de São Mateus pela última vez em 2017. Nesse ano, o Jornal do Centro esteve ‘de pedra e cal’ em todos os dias de Feira com stand instalado. Foram vários aqueles que bem cedo aguardavam lugar frente ao palco. Há dez anos que a Feira Franca não recebia Marco Paulo num palco que, nos anos 80, o recebeu sob protesto.

Numa crónica assinada no Jornal do Centro, Joaquim Alexandre Rodrigues lembrou que “houve uma tentativa de cancelamento de Marco Paulo”. “Como “forma de luta”, os contestatários começaram a atirar moedas contra aquele vozeirão e os seus músicos, um dilúvio metálico, os mais abonados atiravam mesmo moedas de 25 escudos, bem grandes e pesadas”, recordou o ‘Olho de Gato’ no texto assinado a 23 de setembro de 2023. 

Joaquim Alexandre Rodrigues lembrou na crónica que “Marco Paulo, um profissional a sério, não vacilou, continuou a cantar e a abanar os caracóis, não parou de baldear o microfone de uma mão para a outra e de afirmar os seus dois amores que em nada eram iguais”. A crónica pode também ser escutada neste podcast.

Em 2017 o artista foi duas vezes a Viseu. Em março, numa gala promovida pelo Correio da Manhã, chamada “Viva a Vida”, um Pavilhão Multiusos cheio acolheu Marco Paulo de braços abertos.

O cantor Marco Paulo morreu aos 79 anos. O artista tinha sido diagnosticado com dois cancros, um no pulmão e outro no fígado. Marco Paulo, nome artístico de João Simão da Silva, o intérprete de êxitos como “Eu tenho dois amores” e “Maravilhoso coração”, nasceu a 21 de janeiro de 1945, em Mourão, no distrito de Évora. Morou em Alenquer, no final dos anos 50 e depois no Barreiro, nos anos 60.  

Foram vários os êxitos de Marco Paulo ao longo de 50 anos de carreira. “Joana” e “Amor Sem limite”, que pode escutar aqui, num vídeo gravado nesse concerto da Feira de São Mateus, em 2017, e “Taras e manias”, foram alguns dos temas mais marcantes do percurso artístico de Marco Paulo. O artista recebeu um Disco de Diamante a celebrar mais de um milhão e meio de discos vendidos.

pub
 Marco Paulo na Feira de S. Mateus em forma de homenagem

Outras notícias

pub
 Marco Paulo na Feira de S. Mateus em forma de homenagem

Notícias relacionadas

Procurar