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Mercadona com impacto económico de mais de 1,2 mil milhões de euros

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 Mercadona com impacto económico de mais de 1,2 mil milhões de euros - Jornal do Centro
03.07.23
fotografia: Jornal do Centro
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 Mercadona com impacto económico de mais de 1,2 mil milhões de euros - Jornal do Centro
03.07.23
Fotografia: Jornal do Centro
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 Mercadona com impacto económico de mais de 1,2 mil milhões de euros - Jornal do Centro

A cadeia de supermercados Mercadona, que tem uma loja em Viseu, revelou recentemente que gerou um impacto económico de mais de 1,2 mil milhões de euros entre 2019 e 2022, sendo que a empresa espanhola pagou 726,5 milhões de euros em impostos e criado 55.655 postos de trabalho diretos, indiretos e induzidos em Portugal.

Os dados constam num estudo feito pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da Universidade do Minho e pelo Instituto Valenciano de Investigaciones Económicas sobre os impactos gerados em Portugal pela Mercadona que, segundo a cadeia, “começam a ser significativos” a nível económico, setorial e territorial.

“A expansão da cadeia no país continuará a aumentar a sua importância. A quantificação e discussão destes impactos é de grande relevância para evidenciar os efeitos diferenciadores do modelo de negócio da Mercadona e para tornar visível o seu contributo para a economia portuguesa”, realça em comunicado.

O relatório analisou o impacto da empresa na economia em termos de vendas, rendimentos, emprego e receitas públicas no período 2019-2022, quantificando “não só os impactos diretos, mas também os impactos indiretos e induzidos gerados pela atividade da empresa ao longo de toda a cadeia de valor”, explica a cadeia em comunicado.

Nos primeiros quatro anos de atividade em Portugal, a Mercadona gerou vendas de 4.422 milhões de euros em toda a cadeia de produção. Só em 2022, a cadeia teve receitas de 480,9 milhões de euros, criou 18.600 postos de trabalho e gerou 263,2 milhões de euros de receitas públicas. O volume de vendas gerado pela Mercadona no tecido produtivo português no ano passado está estimado em 1.477 milhões de euros.

Os resultados do relatório “demonstram a importância da Mercadona como impulsionadora de crescimento económico nacional, contribuindo com 9 euros para economia portuguesa por cada euro de receitas geradas nas suas lojas (salários, rendas e lucros)”, sustenta a empresa.

“Da mesma forma, por cada posto de trabalho criado na Mercadona, são criados 5,3 empregos no país. Em termos de impacto fiscal, cada euro efetivamente suportado pela Mercadona traduz-se em 14,5 euros de receita fiscal para os diferentes níveis das administrações públicas portuguesas”, acrescenta.

A nível regional, a expansão da Mercadona também está a ter um impacto significativo com a abertura de supermercados em cidades de média dimensão, permitindo assim a fixação da atividade nestes municípios e evitando a transferência de rendimentos e de emprego para outras cidades próximas, como refere o relatório.

“Ao mesmo tempo, estas cidades beneficiam ainda da atratividade de um novo supermercado Mercadona, trazendo, por exemplo, consumidores de outros concelhos e fomentando o crescimento da atividade e do emprego local, antecipando-se, por isso, que a expansão da empresa para cidades do interior possa levar a que estes efeitos de retenção possam ser ampliados no futuro”, argumenta a cadeia.

O efeito da abertura de um supermercado Mercadona a nível local, em alguns casos, aponta também para “uma nova centralidade” que se traduz numa atividade adicional nos diferentes territórios “com impactos nos níveis de volume de negócios e de emprego das empresas próximas”.

O relatório do impacto económico destaca, também a nível local, que a abertura de uma nova loja Mercadona “exige uma reconfiguração da circulação nas estradas de acesso, o que favorece o fluxo de tráfego local e reduz os níveis de congestionamento”.

“Nalguns casos, como resultado da construção de um novo supermercado Mercadona, os municípios beneficiaram em termos de infraestruturas e instalações para a sua comunidade”, é apontado.

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