cmad musical santa comba dão
INCENDIOS-CASTRO-DAIRE-E-SAO-PEDRO-DO-SUL-11
Older man in a white shirt boxing in a gym, fists up and about to punch a hanging bag; boxing ring and equipment visible in the background.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
Home » Notícias » Cultura » Moimenta da Beira inaugura escultura de homenagem a Aquilino Ribeiro

Moimenta da Beira inaugura escultura de homenagem a Aquilino Ribeiro

Poster featuring a young woman with bold white text: 'A prevenção começa em si. Prepare-se e proteja-se dos incêndios rurais.' Promotes rural fire safety with logos at the bottom.
pub
 Prisão preventiva para dois dos oito jovens apanhados em operação de combate ao tráfico de droga
11.02.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Prisão preventiva para dois dos oito jovens apanhados em operação de combate ao tráfico de droga
11.02.22
Fotografia: Jornal do Centro
Poster featuring a young woman with bold white text: 'A prevenção começa em si. Prepare-se e proteja-se dos incêndios rurais.' Promotes rural fire safety with logos at the bottom.
pub
 Moimenta da Beira inaugura escultura de homenagem a Aquilino Ribeiro

Um conjunto escultórico, em tamanho real, de homenagem ao escritor Aquilino Ribeiro, de autoria de Daniel Castro Gamelas, vai ser inaugurado em Moimenta da Beira, no dia 26 de fevereiro, anunciou esta sexta-feira (dia 11) a Câmara daquela vila.

Trata-se de “um conjunto escultórico notabilíssimo, composto por quatro peças, todas feitas em bronze e todas em tamanho real, de Aquilino Ribeiro rodeado por três lobos”, descreve, numa nota hoje divulgada, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, que é a promotora da obra.

Segundo o executivo camarário, liderado pelo socialista Paulo Figueiredo, a obra “representa o período em que o escritor traduziu a resistência dos povos dos baldios num dos acervos literários mais afamados” de Aquilino Ribeiro – “Quando os Lobos Uivam”.

“É uma homenagem ao escritor, um dos maiores e mais prolíficos autores portugueses, de produção literária diversificadíssima que vai do romance ao conto, à novela, aos estudos etnográficos e históricos e também perpassa a biografia, a literatura infantil e o jornalismo polemizado”, sublinha.

O trabalho é assinado pelo escultor Daniel Castro Gamelas, que tem “trabalhos distinguidos em Nova York e obra apresentada em mostras individuais e coletivas em Portugal, em Espanha e nos Estados Unidos”.

“O conjunto escultórico permitirá um enquadramento de Aquilino Ribeiro com o espaço requalificado, integrando-o nas vivências culturais e sociais que ali forem desenvolvidas, bem como uma interação e uma proximidade muito direta com as pessoas”, defende a autarquia.

Neste sentido, o executivo considera que a localização deste conjunto escultórico “valoriza e simboliza a relação que o escritor e a sua obra sempre procuraram manter com o povo mais anónimo”.

“Estou certo de que este notável conjunto escultórico de homenagem a Aquilino Ribeiro, corporizando a imagem telúrica do Mestre, além de valorizar enormemente a renovada Praça do Tabolado, engrandecerá também, por consequência, todos os outros nobres espaços aquilinianos do nosso município”, afirma, citado na nota, o presidente da Câmara de Moimenta da Beira.

Paulo Figueiredo destaca espaços como a Biblioteca, a Fundação ou a Casa-Museu, em Soutosa, “no coração das Terras do Demo, o primeiro dos lugares sentimentais e literários do escritor, entre tantos outros sítios com a marca de Aquilino”.

A obra era um dos projetos do anterior autarca, o também socialista José Eduardo Ferreira, que terminou o terceiro e último mandato em setembro do ano passado.

“Quis muito prosseguir e concluir o projeto e o trabalho que nasceu e foi desenvolvido, no anterior mandato autárquico, pelo presidente José Eduardo Ferreira e pelo vice-presidente Francisco Cardia. Estou-lhes muito grato”, salienta Paulo Figueiredo.

A obra, “de grande envergadura e forte impacto”, até “pela própria estatura de Aquilino Ribeiro, que, segundo o bilhete de identidade” media 1,78 metros, será inaugurada em 26 de fevereiro, no centro de Moimenta da Beira, na Praça do Tabolado, junto aos Paços do Concelho.

pub
 Prisão preventiva para dois dos oito jovens apanhados em operação de combate ao tráfico de droga

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Prisão preventiva para dois dos oito jovens apanhados em operação de combate ao tráfico de droga

Notícias relacionadas

Procurar