No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A antiga escola primária de São Pedro do Sul tem agora um mural que presta homenagem a Isabel Silvestre e a todas as mulheres que se dedicam ao canto polifónico no feminino.
A pintura é da autoria de uma artista da terra, Margarida Fleming, e foi inaugurada na última quarta-feira (3 de agosto).
João Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, justificou a criação do mural como uma forma de homenagear “a força” das mulheres da região.
“Para nós, é um gosto poder estar aqui para homenagear e perpetuar a força das mulheres desta região e deste concelho. Além de mães, trabalhadores, executivas, administrativas e professoras, são também as pessoas que vão perpetuando a cultura deste concelho e desta região”, frisou.
Já o vice-presidente da Câmara de São Pedro do Sul, Pedro Mouro, referiu que não havia “nada melhor” para pintar o mural do que a antiga primária da cidade.
“Achamos que este foi o melhor local que podíamos ter para um projeto desta natureza porque, por esta escola, passaram milhares de alunos de São Pedro do Sul que estão espalhados pelo mundo e que têm dado cartas nas mais diversas profissões e áreas. Portanto, as pessoas de São Pedro do Sul são extraordinárias e estão de parabéns”, disse.
A inauguração contou também com uma atuação do grupo “Vozes de Manhouce”.