Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Câmara de Carregal do Sal quer avançar com uma parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para a arborização do futuro Museu Aristides de Sousa Mendes, que está a ser construído na Casa do Passal.
A diretora regional do Centro do ICNF, Fátima Araújo Reis, prometeu que irá fazer esforços junto de espaços como a Mata do Bussaco para conseguir as árvores necessárias para a arborização do espaço exterior do futuro museu dedicado ao antigo cônsul.
A responsável visitou recentemente as obras na Casa do Passal, a antiga residência de Aristides que está a ser requalificada para dar lugar ao novo espaço museológico que deverá abrir em 2024, tendo sido recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara, Paulo Catalino.
O autarca falou com Fátima Araújo Reis com o objetivo de formalizar uma parceria de colaboração com o ICNF para o museu dedicado a Aristides. Depois da reunião, foi feita uma visita ao espaço onde a diretora regional do instituto se inteirou de todo o projeto.
Após a visita, a responsável comprometeu-se em encetar esforços “junto de algumas estruturas como a Mata do Bussaco, por forma a conseguir-se as espécies necessárias à concretização da arborização, constituindo-se o ICNF como entidade parceira na causa maior da preservação da memória e do gesto de Aristides de Sousa Mendes”, reiterou a Câmara de Carregal do Sal em comunicado.
A requalificação da Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, conta com um investimento de 3,4 milhões de euros. Declarada como Monumento Nacional em 2011, a antiga casa de Aristides de Sousa Mendes foi lugar de acolhimento de muitos refugiados salvos pelo diplomata e é considerada um espaço de relevância cultural, social e histórica de Portugal.