Geral

22 de 02 de 2024, 09:30

Agenda

Aquilino Ribeiro e David Fonseca no feriado municipal de Vila Nova de Paiva

Concelho celebra o Dia do Município a 2 de março

dia do município vila nova de paiva 2023 créditos câmara

O concelho de Vila Nova de Paiva celebra o feriado municipal a 2 de março, dia em que o município vai comemorar a efeméride com as habituais cerimónias solenes e o concerto de David Fonseca.

As cerimónias oficiais arrancam em tom de festa às 09h00 com a arruada da Banda Musical Progressiva de Vila Cova à Coelheira, seguindo-se o hastear da bandeira sob a guarda de honra do corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva às 09h45.

Pelas 10h00, será celebrada na Igreja Matriz de Vila Nova de Paiva uma missa em memória dos autarcas e funcionários da Câmara falecidos, com a participação do Coro Redemptoris Mater.

A sessão solene decorrerá a partir das 11h15 no Auditório Municipal Carlos Paredes, com a homenagem aos funcionários autárquicos pelos 15 e 20 anos ao serviço da Câmara e aos trabalhadores reformados.

Integrada nas comemorações dos 60 anos da morte do escritor Aquilino Ribeiro, será inaugurada a exposição de ilustração “O Malhadinhas no Traço de Bernardo Marques”, uma instalação ao ar livre no Largo do Ramalhal que homenageia o escritor e uma das suas obras mais icónicas.

Bernardo Marques ilustrou a edição original do Malhadinhas, onde as suas aguarelas figuram protagonistas, figurantes e espaços da velha Barrelas (antigo nome de Vila Nova de Paiva).

Segue-se, às 15h30 no Auditório Municipal, a tertúlia “Conversas Inacabadas à Volta do Mestre Aquilino Ribeiro” que junta personalidades realçando o legado do escritor batizado em Vila Nova de Paiva como o seu neto, Aquilino Machado, o presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, Paulo Marques, e ainda Eugénia Pereira, professora da Universidade de Aveiro, Paulo Neto, diretor da revista aquilino, Eduardo Boavida, da Bertrand Editora, José Manuel Lello, editor e livreiro, e Henrique Monteiro, jornalista.

A encerrar as comemorações vai estar David Fonseca ao vivo num concerto marcado para as 21h00, no palco do Auditório Municipal. Os bilhetes estão à venda no local da atuação.