Geral

25 de 09 de 2023, 19:00

Agenda

Armamar: Inclusão na ciência em destaque na Noite Europeia dos Investigadores

Concelho de Armamar vai participar pela primeira vez na Noite Europeia dos Investigadores, na próxima sexta-feira. Encontro no Centro Interpretativo da Mulher Duriense reúne vários especialistas

ciência estudantes escola armamar

Fotógrafo: Facebook/GOMA Clube Ciência Viva (Armamar)

O concelho de Armamar vai participar pela primeira vez na Noite Europeia dos Investigadores, numa organização da Câmara e do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira.

“Ciência para Todos: Sustentabilidade e Inclusão” é o mote da iniciativa que acontece na próxima sexta-feira (29 de setembro), a partir das 18h00, no Centro Interpretativo da Mulher Duriense.

Segundo a Câmara, o objetivo da Noite Europeia dos Investigadores é “descentralizar o conhecimento científico, aproximando investigadores dos mais diversos ramos, a sociedade civil e a comunidade escolar”.

Os encontros deste programa decorrem anualmente em várias cidades europeias, procurando envolver e sensibilizar as comunidades para as ciências. A atividade em Armamar conta com o apoio de Raquel Branquinho, cientista natural do concelho.

O programa contará com um grupo diversificado de investigadores de diferentes regiões do país com ‘flash talks’, discussões interativas, atividades práticas, oficinas e demonstrações relacionadas com as áreas de especialização dos investigadores participantes.

Serão abordadas áreas como inteligência artificial, microbiologia alimentar, matemática, astronomia e sociologia. Também a Comissão de Igualdade de Género vai estar presente na iniciativa, com o foco na inclusão da ciência.