Geral

22 de 09 de 2023, 18:52

Agenda

Viseu debate a saúde mental na aula magna do Politécnico

Câmara de Viseu vai organizar no dia 10 de outubro o seminário “AbreMente – Saúde Mental e Bem-Estar”, para assinalar a Semana e o Dia Mundial da Saúde Mental

A Câmara de Viseu vai organizar no dia 10 de outubro o seminário “AbreMente – Saúde Mental e Bem-Estar”, para assinalar a Semana e o Dia Mundial da Saúde Mental. O evento irá decorrer na Aula Magna do Instituto Politécnico e reunirá “um painel de oradores de excelência, especializados nas áreas da psicologia, educação, saúde, desporto e bem-estar”.

Entre os oradores, está a equipa de psicólogas em contexto escolar da Câmara de Viseu (Carla Martins e Cristina Varandas), o selecionador nacional de futebol feminino Francisco Neto e várias especialistas, além de um workshop surpresa da Associação de Futebol de Viseu. A participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória.

Já no dia 13, realiza-se a caminhada pela saúde mental "AbreMente", pela Ecopista do Dão. A atividade começa pelas 09h15, tem final previsto para as 11h45, e os participantes devem utilizar roupa confortável. A participação é igualmente gratuita.

As iniciativas visam promover o conhecimento sobre saúde mental “com o objetivo de destacar os desafios no combate às doenças deste foro”.

Ambas as iniciativas são organizadas pela Câmara de Viseu, Casa do Povo de Abraveses, Centro Paroquial de São José e Cáritas Diocesana de Viseu, com o apoio da Associação de Futebol de Viseu, Jogos + Vida, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Piaget e Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões.

A caminhada e o seminário "AbreMente" destinam-se a toda a comunidade, nomeadamente profissionais da área social e da saúde mental e estudantes.