Geral

23 de 03 de 2023, 13:23

Centro Business

Cinco skills necessárias para se tornar um Data Analyst

Para adquirir estas competências, pode começar por ler alguns livros relevantes nesta matéria

A Análise de Dados é uma disciplina crucial no mundo empresarial e cada vez mais importante na era digital. Como resultado, há uma grande procura por analistas de dados qualificados. Se tem interesse na análise de dados, e na forma como a informação pode ser tratada, então esta pode ser uma carreira ideal para si. Neste artigo, discutiremos as cinco competências-chaves que definem um Data Analyst bem-sucedido.

Competências sólidas de matemática e estatística

Um Data Analyst deve ter uma sólida compreensão de conceitos matemáticos tais como estatística, probabilidade e álgebra linear. Isto ajudá-lo-á a analisar e interpretar grandes conjuntos de dados, fazer previsões, e tirar conclusões significativas. Também é necessário saber como utilizar ferramentas estatísticas, e software como Python, para realizar cálculos complexos.

Saber como organizar e limpar bases de dados

Os Data Analysts passam uma quantidade significativa do seu tempo a limpar, transformar e organizar dados. Esta é uma etapa crucial no processo de análise, pois a qualidade dos seus resultados dependerá da qualidade dos dados de que dispõe.
Um bom Data Analyst deve ser capaz de trabalhar dados em vários formatos, identificar e remover os valores anómalos, e tratar os valores em falta ou duplicados.

Proficiência em SQL e bases de dados

A SQL (Structured Query Language) é uma linguagem de base de dados que lhe permite aceder e manipular grandes quantidades de dados. É essencial para um Data Analyst, uma vez que permite extrair informação de bases de dados e realizar consultas complexas.

Saber como comunicar a informação

A análise de dados não se trata apenas de trabalhar com números e dados; também consiste em saber como comunicar a informação extraída. Como Data Analyst, terá de ser capaz de apresentar as suas conclusões de forma clara e concisa, e de traduzir conceitos técnicos em termos simples, para que as partes interessadas os consigam compreender. Fortes capacidades de comunicação também são essenciais, por exemplo, para ajudar na tomada de decisões empresariais.

Saber como apresentar a informação

A visualização de dados é uma parte importante da análise de dados, uma vez que permite apresentar dados complexos num formato simples e apelativo a nível visual. Um Data Analyst deve ter uma compreensão sólida das várias ferramentas e técnicas de visualização de dados existentes, tais como gráficos de barras, gráficos de linhas, gráficos de dispersão, e mapas de calor. Também deve ser capaz de utilizar eficazmente software de visualização de dados como o Tableau ou PowerBI.

O domínio destas 5 competências é essencial

Estas cinco competências são essenciais para qualquer aspirante nesta área. Para adquirir estas competências, pode começar por ler alguns livros relevantes nesta matéria, em formato de papel ou digital, ou simplesmente inscrever-se num curso estruturado de Data Analyst, tal como o oferecido pela Wild Code School.

Curso de Data Analyst da Wild Code School

O curso de Data Analyst da Wild Code School foi concebido de forma a fornecer aos seus alunos as competências e conhecimentos necessários para se tornarem analistas de dados bem-sucedidos. As aulas são leccionadas presencialmente, ou à distância, sendo a idade mínima de 18 anos o único pré-requisito de acesso. Este curso abrange todas as competências-chave discutidas neste artigo, incluindo conceitos matemáticos e estatísticos, extracção e limpeza de dados, SQL, machine learning, e outras mais focadas na apresentação de dados.
Este curso é ministrado por profissionais experientes na área e inclui formação prática nas mais recentes ferramentas e tecnologias utilizadas na indústria. Aqui, os estudantes são inseridos em projectos práticos que os ajudam a desenvolver as suas competências, assim como a ganhar experiência nesta área.
Para além das competências técnicas, o curso de Data Analyst também abrange outras competências transversais importantes, tais como comunicação, resolução de problemas e pensamento crítico. Esta abordagem abrangente da aprendizagem ajuda os estudantes não só a adquirir as competências técnicas de que necessitam para serem bem-sucedidos, mas também as ferramentas necessárias a um desempenho mais eficaz das suas tarefas.
O curso de Data Analyst é uma excelente oportunidade para quem procura iniciar uma carreira no mundo da análise de dados. Aliando formação teórica a uma forte componente prática, este é o curso ideal para todos aqueles que procuram adquirir as competências-chave, que definem um Data Analyst de sucesso, numa área tão gratificante e que não pára de crescer.