Geral

19 de 05 de 2023, 11:18

Centro Business

Móveis geriátricos: conforto e segurança para idosos

É possível viver bem e confortável na terceira idade, basta fazer as escolhas certas

mulher

Fotógrafo: cottonbro | Pexels

Com o avançar da idade começam a surgir alguns problemas de saúde que afetam a qualidade de vida dos idosos. Os ossos e as articulações tornam-se mais frágeis e debilitados e começam a provocar dores e desconfortos. O cansaço e a fraqueza são frequentes.
As dores e a falta de força comprometem a mobilidade e interferem com o dia-a-dia dos mais velhos. A existência de fraquezas físicas é mais um obstáculo ao bem-estar que as pessoas têm de enfrentar na terceira idade.
Conseguir enfrentar os desafios que a velhice acarreta e ter algum conforto na terceira idade é possível com os recursos certos.
Os móveis geriátricos podem ser a solução ideal não só para trazer mais comodidade como segurança aos idosos.

Diferentes tipos de móveis geriátricos

Existe no mercado uma grande variedade de mobiliário geriátrico adaptado às diferentes necessidades e gostos. Uns são indispensáveis para a higiene, outros fundamentais para a segurança e equilíbrio, enquanto outros se preocupam em proporcionar um momento de descanso de qualidade.
Poltronas geriátricas
As poltronas geriátricas são essenciais para o descanso tanto do idoso, como do cuidador que o acompanha. São robustas e são construídas para se manterem confortáveis mesmo depois da pessoa se manter várias horas na mesma posição.
As cadeiras reclináveis têm ainda a vantagem de ajudar a elevar as pernas e reclinar a cadeira com um esforço mínimo, facilitando o dia-a-dia de pessoas com mobilidade reduzida.
Garantem o apoio e conforto necessários e melhoram a circulação sanguínea através da elevação das pernas. Esta função ajuda a evitar pernas inchadas e úlceras venosas, um dos grandes problemas de passar muito tempo na mesma posição.
Algumas cadeiras são até capazes de ajudar a passar da posição de sentado para de pé, ideal para os idosos que têm dificuldade em levantar-se.
As poltronas geriátricas ajudam assim o idoso a passar mais tempo em família e poder socializar sem abdicar do seu conforto e bem-estar.

Cadeira de banho

As cadeiras de banho são indispensáveis para a higiene dos idosos que têm pouco equilíbrio e força nas pernas. Fazer a higiene torna-se mais simples e seguro com o auxílio desta simples peça de mobiliário.
Ajudam a evitar quedas e consequentes fraturas e trazem bastante conforto. Acrescentar outros acessórios de suporte na casa de banho pode ajudar os mais velhos a sentirem-se mais autónomos nos cuidados de higiene, garantindo mais confiança e autoestima.
É possível escolher com ou sem braços e o material é fácil de limpar. Apresentam geralmente rodas para facilitar o transporte. Algumas das cadeiras têm ainda a seu favor o facto de serem desdobráveis o que faz com que sejam fáceis de guardar e não fiquem a ocupar muito espaço.

Camas geriátricas

No cuidado do idoso acamado as camas geriátricas são fundamentais uma vez que permitem realizar uma série de funções com grande impacto na qualidade de vida do utilizador. É possível escolher entre as que cuja elevação funciona de forma elétrica, semieléctrica ou manual.
A postura pode ser controlada facilmente ao levantar os pés ou a cabeceira da cama. O aspeto da cama tanto pode ser mais semelhante a uma cama de hospital ou mais parecido com uma cama normal, com cabeceira em madeira para não criar muito contraste com o restante mobiliário de casa e não criar um ambiente ligado ao hospital e à doença.
Algumas camas têm ainda grades que protegem o utilizador de quedas e que podem ser úteis especialmente durante a noite. Já o pendural é um acessório em aço em forma triangular que pode e deve ser acrescentado à cama para ajudar o idoso a levantar ou sentar na cama e mudar de posição sozinho, de modo a evitar úlceras de pressão e promover o conforto.
Para os idosos acamados ou com pouca mobilidade a mesa auxiliar para comer na cama pode facilitar a alimentação e simplificar as rotinas.
Além de servir para comer também pode ser utilizada como base de suporte para outras atividades como por exemplo a leitura ou pintura, atividades que ajudam a estimular a atividade cerebral do idoso e que ajudam a descontrair.

Resumindo

Todos os móveis geriátricos mencionados servem para trazer mais comodidade e bem-estar na terceira idade e contribuem para o aumento da qualidade de vida na terceira idade. É possível viver bem e confortável na terceira idade, basta fazer as escolhas certas.