Autor

João Julio Correia

15 de 01 de 2022, 09:39

Colunistas

(Re)encontros ...

“Tenho em mim todos os sonhos do mundo” (Fernando Pessoa)

Um excelente ano 2022 para todos Nós!
No último mês de dezembro e nos inícios de janeiro, ao percorrer as artérias da “ nossa” cidade de Viseu, tendo como palco privilegiado o Rossio, com as suas casinhas de madeira num cenário natalício, assim como o Mercado Municipal, a Rua Formosa, a Rua Direita, (re)encontrei alguns “amigos”, situação no presente, já não tão vulgar, pois a pandemia tornou esses encontros mais fugazes, não conseguido, o “cronos ou chronos”, contudo … apagar a amizade!
Fase temporal, “Natal” e “Janeiras” … com abertura a “emoções”, que a iluminação das ruas e a Rota dos Presépios na cidade … sublimaram!
No meu “aconchego” do lar, no encontro, na paz e união, numa mesa tradicional portuguesa, mais uma vez, saliento, também, o privilégio gastronómico. Para além da doçaria tradicional, à volta do “fogo”, sublinho o bacalhau e a castanha, que proporcionaram a confeção do bacalhau acompanhado com couves, batatas e castanhas, e do lombo de porco assado com castanhas, que se aprumaram perante os demais, e com ligação forte à tradição, também na nossa região.
Acrescente-se que, a partir do século XVI, na época das grandes navegações portuguesas, o bacalhau gradualmente chegou à nossa região, às cozinhas das “Beiras”, e, a castanha, essa semente do fruto do secular castanheiro (castanea sativa, da família das Fagaceas), com tanta tradição, também na Noite do Galo e pelas Janeiras, e, com uma existência, muito … muito mais antiga na nossa região, pois estas árvores pertencentes ao bosque ibérico … têm existência local com mais de 8.000 anos; só à dois séculos é que começou a ser destronada pela batata!
Julgo pertinente salientar e sublinhar as partilhas desta época natalícia, entre amigos e familiares, que pode e deve ser o mote para que possamos tornar o ano de 2022 … mais Solidário!
Um excelente Ano 2022 para todos Nós!