Geral

05 de 06 de 2023, 16:07

Desporto

Futsal: Marco China no ABC de Nelas para garantir a 'manutenção o mais rápido possível'

Novo técnico regressa a Nelas 13 anos depois, clube onde passou enquanto jogador. Apostar na formação é uma das matrizes de Marco China

MARCO CHINA TREINADOR ABC NELAS

Fotógrafo: ABC Nelas

Treze anos depois, Marco China está de regresso ao ABC de Nelas desta vez para comandar a equipa técnica. Enquanto treinador, Marco China tem passagens pelo Guarda 2000, tanto em seniores masculinos e femininos, para além de ter sido selecionador das seleções de sub-17, sub-15 e sub-13 da Associação de Futebol da Guarda.

Para Marco China, voltar ao ABC é o concretizar de um objetivo. “Acaba por ser um objetivo cumprido. Um passo em frente daquilo que tem sido a minha carreira enquanto treinador. Espero sinceramente que corra bem” “Um sonho que tinha enquanto treinador era um dia treinar o ABC. Chegar ao clube passado 13 anos e reencontrar ainda muita gente com quem trabalhei há uns anos atrás acaba por ser bastante gratificante”, declara.

Sobre a nova época, os objetivos passa por terminar o campeonato da III Divisão nos cinco primeiros lugares da tabela. “O objetivo que me foi proposto para este primeiro ano é sem dúvida ficar nos cinco primeiros lugares e atingir a manutenção o mais rápido possível. Um clube como o ABC que andou muito tempo na Segunda Divisão e agora ter de competir numa Terceira claro que com o desenrolar das coisas e se o trabalho for bem desenvolvido espero que consigamos ainda ter objetivos de subir de divisão”, admite.

Apostar na formação é uma das matrizes do treinador. “Acho que na formação [do ABC] existe muita qualidade e o objetivo será potencializar essa mesma qualidade, complementando com jogadores com um bocado mais de experiência de campeonatos nacionais”, assegura.

Sobre a relação com os jogadores, Marco China afirma que podem esperar empenho. “Os jogadores da minha parte podem esperar muito muito trabalho e dedicação. Acima de tudo muito compromisso. Atualmente, sem dúvida, que aquilo que os atletas podem esperar de mim é uma dedicação a 100 por cento e de compromisso com o clube. Certamente isto é aquilo que eu também vou exigir de volta aos meus jogadores”, confidência.

O treinador assegura que as suas equipas gostam de ter a bola e dominar os jogos. “Nunca fui um treinador de sistemas. O próprio sistema aparece na parte inicial do processo mas acaba por se desmembrar em subprincípios e assim irão ser sem dúvida o principal foco do meu trabalho. As minhas equipas sempre gostaram de ter bola e que dominam o jogo. Aquilo que realmente podem esperar é um ABC que quer dominar todos os jogos”, garante.

O ABC vai competir na próxima temporada na Terceira Divisão nacional, após a queda de escalão. A equipa de Nelas terminou a fase de manutenção da Segunda Divisão na última posição da Série 1 com quatro pontos, fruto de uma vitória, um empate e 12 derrotas.


* Bianca Leão, estagiária ESEV (IPV)