Micaela Costa

14 de 06 de 2021, 18:06

Diário

Acidente no IP3 foi inicialmente mal sinalizado às autoridades

Causas do acidente estão a ser investigadas. IP3 ainda não reabriu

Acidente no ip3 deixa 2 mortos

Fotógrafo: Igor Ferreira

O local do acidente que esta manhã vitimou pai e filho, de 79 e 56 anos, no IP3, foi inicialmente mal sinalizado às autoridades.

Segundo Nuno Pereira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Tondela, “o primeiro contacto, às 12h28, indicava que o acidente era entre Tondela e São Miguel de Outeiro e que se trataria apenas de uma vítima”. A ambulância e o veículo de desencarceramento acabaram por seguir para o local mas um novo contacto de um popular, que se encontrava na zona correta do acidente, deu conta de duas vitimas e de que o acidente era nas proximidades da Capela do Carvalhal, ao km99.

Com as novas informações, “foi executados o reforço de meios para o teatro de operações e reforçados os meios para o local correto”, explicou Nuno Pereira.

À chegada, as autoridades depararam-se com “um embate frontal, entre um ligeiro de passageiros e um pesado de mercadorias (reboque), em que o veículo ligeiro estava em efeito submarino, ou seja, debaixo do pesado”, sublinhou.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários, “a acessibilidade às vítimas era praticamente inexistente” e encontravam-se em paragem cardiorespiratória. Foram então executadas as manobras de desencarceramento e quando a viatura médica chegou ao local acabou por declarar o óbito dos ocupantes do veículo ligeiro. O condutor do pesado teve ferimentos ligeiros.

No local estiveram 21 operacionais, apoiados por nove viaturas dos bombeiros, da GNR e do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Para já ainda não são conhecidas as razões do despiste, estando a investigação a cargo da GNR e Núcleo de Investigação criminal.

O IP3 continua cortado ao trânsito no sentido Viseu-Coimbra.