Geral

06 de 11 de 2023, 11:58

Diário

CIM Viseu Dão Lafões apresenta em Barcelona plataforma de mobilidade inteligente

Comunidade intermunicipal vai estar presente na Smart City Expo World Congress, que decorre esta semana em Barcelona. Entidade está a organizar concurso para um operador único de transportes públicos na região

conferência Smart City Expo 2023 créditos cim viseu dão lafões

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai apresentar a plataforma de mobilidade inteligente da região na Smart City Expo World Congress (SCEWC), em Barcelona, Espanha.

O SCEWC irá decorrer entre esta terça e quinta-feira (7 a 9 de novembro), ocasião que será aproveitada pela entidade para revelar o que pretende fazer com o novo projeto.

“O que vamos apresentar é uma plataforma analítica e vasta ligada à inteligência territorial, onde junta várias fontes de dados e também tecnologia. A plataforma trabalha 13 verticais de informação”, adiantou o secretário executivo Nuno Martinho à agência Lusa.

Entre estas 13 fontes de informação estão dados relativos ao ambiente, proteção civil turismo, demografia, exemplificou Nuno Martinho, assim como mobilidade e transporte que é o foco da apresentação em Barcelona.

“No ‘smart mobility’ vamos ter uma plataforma analítica com um conjunto de informação ligado ao nosso serviço público de transporte público de passageiros e o transporte flexível “Ir e Vir” disponível na região”, acrescentou.

A plataforma, continuou, contempla ainda “a mobilidade suave que diz respeito ao conjunto de bicicletas que, a partir do final deste ano, estará disponível nos 14 municípios” que compõem a CIM Viseu Dão Lafões.

“Esta plataforma, com estes três braços, vai dar-nos um conjunto de informação em tempo real sobre o trânsito, condicionamentos, locais de afluência, número de transportes usados, com origem e destino, e ainda a bilhética integrada”, exemplificou.

Com isto, defendeu Nuno Martinho, os municípios e instituições “podem tomar decisões mais atempadamente e ajustar às reais necessidades”.

Além disso, “e mais importante ainda, é uma plataforma que vai facilitar muito a vida das pessoas” na região.

Nuno Martinho lembrou que decorre um concurso para um operador único de transportes públicos para a região Viseu Dão Lafões, cujos autocarros terão GPS ligados à plataforma “porque o objetivo também passa por estimular o uso do transporte público”.

“A partir do primeiro trimestre de 2024, também será possível ter uma aplicação no telemóvel para que as pessoas possam saber quantos minutos faltam para chegar o transporte, para comprar bilhetes ou o passe”, adiantou.

A plataforma distingue os transportes da região geridos pela CIM e os transportes urbanos do concelho de Viseu que são da responsabilidade da Câmara Municipal, referiu, “mas apesar disso, os dados estarão acessíveis na plataforma e na aplicação”.

A SCEWC, em Barcelona, é um evento internacional sobre Cidades e Regiões Inteligentes e a edição deste ano tem como tema “Bem-vindo à Nova Era Urbana” e junta “os maiores líderes das empresas mais inovadoras, governos e organizações”.

“Para nós, que estaremos no pavilhão de Portugal, será muito importante partilhar com as empresas e os nossos parceiros, perante especialistas de todo o mundo, o nosso trabalho e as nossas boas práticas e dar notoriedade ao que fazemos”, sustentou.

Nuno Martinho destacou também que “é uma oportunidade para aprender muito e conhecer o que está a ser feito noutras regiões e noutros países e que, eventualmente, poderá ser aplicado no território” da CIM Viseu Dão Lafões.

Segundo a organização, a SCEWC “será a maior até à data, com mais de 1.000 expositores, 25.000 participantes profissionais e representantes de mais de 800 cidades e 140 países”.