Geral

07 de 06 de 2023, 19:02

Diário

Seca na região de Viseu aumentou em maio

Chuva provocou subida dos níveis de água no solo na região. Todo o país está em seca meteorológica, revela um boletim do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Barragem de Fagilde

Grande parte do distrito de Viseu entrou em seca moderada no final de maio. A conclusão é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que publicou esta quarta-feira (7 de junho) o boletim climatológico relativo ao último mês.

A situação agravou-se em comparação com abril, quando praticamente toda a região entrou em situação de seca meteorológica. No mês anterior, boa parte do distrito já registava seca fraca. Algumas partes da região continuaram em maio a registar esse mesmo nível.

Mesmo assim, a água no solo aumentou no distrito, nomeadamente na zona mais a norte, onde os níveis chegam a atingir entre os 81 e os 99 por cento. O IPMA atribui este aumento à chuva forte que começou a fazer-se sentir já nos últimos dias de maio.

Quanto às temperaturas, Viseu registou em maio temperaturas médias de 10,1 graus de mínima e 21,7º de máxima. A mínima chegou a atingir os 6,6º no passado dia 10 de maio. Já a temperatura mais quente foi verificada no dia 2, com 28,3 graus.

Já a chuva na região aumentou em comparação com abril. Em maio caíram 58,7 milímetros de precipitação, um número que é superior face aos 21,5 milímetros de abril. O dia mais chuvoso foi a 22 de maio, quando caíram 12,3 milímetros de chuva. O vento chegou a atingir rajadas de 65,9 quilómetros/hora no dia 17.

Portugal teve o oitavo maio mais quente em 92 anos
Segundo o IPMA, maio foi um mês “muito quente e seco”, tendo sido o oitavo mês homólogo mais quente desde 1931. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera sublinha que, dos 10 meses de maio mais quentes, sete ocorreram depois de 2000.

A temperatura máxima do ar em maio foi a décima mais alta desde 1931 com um valor médio de 24,55 graus, enquanto a temperatura mínima foi a sétima mais alta desde 2000 com um valor médio de 11,84º a nível nacional.

De acordo com o IPMA, a precipitação total em maio correspondeu a 49% do valor normal, valores inferiores aos deste mês ocorreram em 25% dos anos, desde 1931.

O boletim refere ainda que, durante o mês de maio, destaca-se o período de 26 a 31 de maio com ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial no interior Norte e Centro, incluindo o distrito de Viseu.

Já a seca meteorológica agravou-se com todo o país nessa situação, dos quais 35% está em seca severa e extrema. Segundo o IPMA, 25,3% do território está em seca fraca, 39,4% em seca moderada, 26,3 % em seca severa e 8,9 % em seca extrema.

dados seca maio 2023 ipma

Fotógrafo: Instituto Português do Mar e da Atmosfera


dados seca maio 2023 ipma

Fotógrafo: Instituto Português do Mar e da Atmosfera