frio
PJ policia judiciaria
Plátano da Quinta da Cruz em Viseu 3
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
castanhas e vinho
Home » Notícias » Diário » Novas empresas aumentam no distrito de Viseu e há mais insolvências

Novas empresas aumentam no distrito de Viseu e há mais insolvências

Maioria das sociedades da região são microempresas, de acordo com um estudo da Iberinform

 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo
30.04.25
Jornal do Centro
partilhar
 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo
30.04.25
pub
 Novas empresas aumentam no distrito de Viseu e há mais insolvências

O distrito de Viseu fechou 2024 com um aumento no número de novas empresas, mas também com mais insolvências. Além disso, na região a maioria das sociedades são microempresas, de acordo com um estudo da Iberinform. Segundo esta plataforma de informação empresarial, os processos de insolvência no distrito aumentaram 3% em 2024. Já as constituições de novas empresas subiram apenas 1%, mas, ainda assim, contraria a tendência nacional que aponta para um decréscimo de quase 4%.

“Este cenário indica uma ligeira recuperação na criação de empresas, embora o aumento das insolvências sugira que ainda existem desafios a serem enfrentados”, acrescenta a Iberinform em comunicado.

Também de acordo com a Iberinform, as microempresas representam 86 por total do número total de empresas no distrito de Viseu, mas são responsáveis por apenas 14% do volume de negócios.

As pequenas empresas constituem cerca de 12% das empresas do distrito e geram 29% do volume de negócios. Já as médias empresas correspondem a aproximadamente 1% do total, mas representam 21% das receitas. Apesar da escassez de grandes empresas (42), estas são responsáveis por 36% do volume de negócios.

Segundo a Iberinform, esta distribuição das empresas por dimensão revela “uma grande dispersão”. Também segundo esta empresa, a diversidade nos setores de atividade das empresas é “notável” no distrito de Viseu com os serviços a destacaram-se no número de sociedades (37% do total), mas a indústria a pesar mais no volume de negócios (46%).

As empresas criadas nos últimos cinco anos representam 30% do total, enquanto aquelas com seis a 15 anos de atividade correspondem a 33%. Já as empresas com mais de 16 anos de existência constituem 37% do tecido empresarial de Viseu e também são as que têm menor risco de crédito e maior volume de negócios no distrito.

Viseu é o concelho com mais empresas no distrito, com 32% do total, seguindo-se Tondela (7%), Lamego (6%), Cinfães (5%), Mangualde (5%) e São Pedro do Sul (4%). Os demais concelhos representam os restantes 41% das empresas.

A Iberinform acrescenta que, na gestão dos fluxos de caixa (dinheiro que entra e sai das empresas), as empresas de Viseu estão a receber e pagar em menos tempo. O prazo médio de recebimentos passou de 66 para 62 dias e o de pagamento também foi reduzido de 70 para 68 dias.

pub
 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo

Outras notícias

pub
 Palácio do Gelo Shopping inaugura parque infantil indoor inclusivo

Notícias relacionadas

Procurar