Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Jorge Marques
por
José Carreira
por
Alfredo Simões
A Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela (AINTAR) vai inaugurar três novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) nos concelhos de Carregal do Sal e Santa Comba Dão.
Os equipamentos em Papízios, Pinheiro de Ázere e Vila Pouca serão inaugurados neste sábado (29 de junho) a partir das 11h00, com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.
Os projetos foram entregues em 2022, com investimentos no valor de 2,1 milhões de euros e apoios dos fundos comunitários.
A obra em Papízios (concelho de Carregal do Sal), no valor de 922 mil euros, envolveu a construção de uma estação elevatória, condutas, ETAR e acessos às novas infraestruturas. O prazo de execução inicial para a empreitada era de nove meses.
No concelho de Santa Comba Dão, a obra em Pinheiro de Ázere envolveu um investimento de 782 mil euros e tinha inicialmente um prazo de execução de dez meses, prevendo-se a construção da ETAR, de duas estações elevatórias de águas residuais, 2.900 metros lineares de condutas elevatórias e de redes de águas residuais e dois ramais domiciliários.
Já em Vila Pouca, o investimento de 414 mil euros – com um prazo de execução inicial de também dez meses – compreende a construção de uma ETAR e 1.200 metros lineares de redes/condutas de águas residuais com ligação à nova estação e entre as localidades de Vila Pouca e Casal Bom.