No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
A pintura é um serviço de obra tão importante como qualquer outro,…
Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A organização não-governamental Together International Portugal vai acompanhar os refugiados no futuro Centro de Acolhimento e Integração que será instalado na Casa do Aido, a casa onde nasceu o ex-cônsul Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal.
A instituição assinou recentemente com a Câmara de Carregal do Sal um protocolo de cooperação financeira e de parceria. Segundo a autarquia, a Together International será parceira no acompanhamento “a todos os níveis” dos futuros beneficiários do Centro de Acolhimento e Integração de Refugiados Aristides de Sousa Mendes.
Nesta parceria, a Câmara de Carregal do Sal e a Together International promoverão “formas estratégicas de aproveitamento mútuo das potencialidades técnicas e humanas de cada uma, numa lógica solidária”.
No acordo assinado pelas duas entidades, estão definidas áreas de atuação prioritárias no âmbito da educação, ensino e formação profissional, saúde e ação social.
O documento prevê ainda uma “estreita colaboração” na criação de um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, nos projetos de envelhecimento populacional, no âmbito da Carta Social concelhia e da Comissão Municipal de Proteção de Idosos, entre outros.
“Atendendo à missão e objetivos do Protocolo de Cooperação Financeira e Parceria, o mesmo não implica qualquer pagamento mútuo entre os respetivos outorgantes”, acrescenta a autarquia de Carregal.
O Centro de Acolhimento e Integração Carregal do Sal terá centro para refugiados no fim de 2025 num investimento de 5,5 ME.