Tranquilidade, ar puro e vistas apaixonantes. O Baloiço do São Macário, em…
Filmar num restaurante é um desafio delicioso: há vapor nas lentes, comida…
Na encosta da Serra da Arada, no concelho de São Pedro do…
O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) tem agora um dos primeiros campos de pickleball no país, uma modalidade que junta elementos do ténis, badminton e ténis de mesa. Os campos de ténis no Campus Politécnico foram requalificados, equipando-os com relva sintética, e também foi construído um quarto campo com superfície rápida.
O espaço foi criado ao abrigo de um protocolo assinado entre o IPV, a Federação Portuguesa de Ténis e o Ténis Clube de Viseu.
O pickleball tem como fundamentos o fair-play e a cooperação entre os praticantes em prol da vitória e é jogado com raquetes num campo semelhante ao do badminton, mas com uma bola especial e perfurada de plástico.
A modalidade foi criada nos Estados Unidos por Joel Pritchard e por Bill Bell, em 1965, e o primeiro campo foi criado dois anos depois. O pickleball tem estado em constante crescimento nos dias de hoje. Na Europa, já é praticado em quase todos os países.
“Em Portugal é ainda um desporto na fase de reconhecimento, mas com espaço para crescer e se tornar um desporto federado. Já existem campos distribuídos pelo país, de Norte a Sul, estando também a ser criados campos e complexos”, salienta o IPV numa nota.