Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Instituto Politécnico de Viseu integra o projeto InovC+, que quer reforçar a aposta na inovação em colaboração com o mundo empresarial. O projeto foi lançado esta semana num evento realizado na biblioteca da Escola Superior de Educação.
Segundo o IPV, o InovC+ “visa consolidar um ecossistema de inovação inteligente, aberto e inclusivo, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e sectorialmente orientadas, contribuindo, assim, para a sustentabilidade e competitividade da região Centro”.
“O projeto prevê a realização de uma série de iniciativas que decorrerão nos próximos meses, nomeadamente ações de sensibilização, diagnósticos de inovação, desafios de I&D lançados pelas empresas, bolsas para projetos de ignição e provas de conceito e participação em mostras tecnológicas e de inovação sustentável”, acrescenta o instituto.
O InovC+ pretende alavancar um sistema articulado entre a ciência, a tecnologia e as empresas da região Centro, “contribuindo para tornar o tecido empresarial mais inovador e as instituições de ensino superior, onde se encontra o maior potencial tecnológico e investigador, mais empresariais”.
O IPV faz parte de um grupo que compõe nove instituições de ensino superior, três parques de ciência e tecnologia e sete centros de valorização e transferência de tecnologia.
Na sessão que lançou o projeto, o presidente do Politécnico, José Costa, realçou a relevância da instituição na região Centro, afirmando que “o IPV é um ícone único e com potencial difícil de quantificar”. “Não faz sentido ter o conhecimento entre quatro paredes”, disse defendendo que o trabalho das unidades de investigação é um dos caminhos para a promoção da instituição.
Além da direção do IPV, também estiveram presentes coordenadores ou representantes dos quatro centros de investigação ligados ao Politécnico, bem como o presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu, João Cotta, e o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, entre outras personalidades.