A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai ter uma nova residência para estudantes. O novo edifício terá uma capacidade para 150 camas e terá que estar terminado até final de 2024. O investimento é de cerca de cinco milhões de euros, valor que terá comparticipação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), uma vez que o instituto de ensino viu aprovada uma candidatura para o efeito.
O novo edificado, além do alojamento, terá zonas de estudo, disse ao Jornal do Centro o presidente do IPV, José Costa. “Fizemos uma proposta de uma nova residência com 150 camas e que envolve um valor próximo dos cinco milhões de euros. Temos um ‘timing’ para terminar a edificação até final de 2024. Pretendemos um alojamento de qualidade, mas também proporcionar alguma parte de estudo, que funcionará 24 horas, quer para as residências, quer para os restantes alunos”, explicou.
Segundo o responsável, em breve serão abertos os concursos “em áreas distintas” para a realização da obra. “Estamos a tratar de tudo para lançar os concursos o mais breve possível”, assegurou José Costa.
O IPV vai ainda requalificar as três residências já existentes. Para isso, terá o apoio de fundos já que foi aprovada a candidatura para as intervenções que terão um investimento de 3,2 milhões de euros. “As candidaturas apresentadas foram aprovadas. As três residências atuais são para renovar e isso envolve um valor de financiamento de cerca de 3,2 milhões de euros”, assegurou. José
O responsável lembrou ainda que são necessárias várias intervenções nas infraestruturas. “As residências têm alguns anos de construção e há algumas coisas que na altura não foram previstas, nomeadamente cozinhas, casas de banho ou espaços para a área da saúde. Situações que vamos tentar colmatar com o financiamento que nos foi atribuído”, explicou.