No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O presidente da Câmara de Santa Comba Dão deu a garantia de que a autarquia tudo está a fazer para resolver os problemas de poluição na Ribeira das Hortas.
A situação já motivou os eurodeputados do Bloco de Esquerda a questionarem a Comissão Europeia.
Segundo os bloquistas, os episódios de descargas têm surgido de forma recorrente, sobretudo da estação de tratamento de águas residuais do concelho.
Leonel Gouveia garante que os serviços municipais têm tentado resolver a situação, que entende como preocupante, considerando legítima a questão colocada pelo Bloco de Esquerda.
Leonel Gouveia reconhece que a poluição na Ribeira das Hortas é uma “questão de fundo” que está a ser trabalhada pela autarquia e garante que a Câmara tem aprovadas várias candidaturas para intervir na rede de água e saneamento do concelho.
“Neste momento, já temos várias candidaturas aprovadas de requalificação da rede de águas e saneamento em várias freguesias do concelho e, assim que seja possível, também tem que incluir a própria sede do concelho”, explica, defendendo que a intervenção deverá ser feita com apoio dos fundos comunitários.
“Quando isso acontecer, esperamos eliminar de uma vez por todas estes focos de poluição pontuais que são resolvidos logo que detetados, mas que nos deixam alguma preocupação”, remata Leonel Gouveia.
O Bloco de Esquerda e a população de Santa Comba Dão têm vindo a alertar nos últimos meses para a situação na Ribeira das Hortas.
O partido chegou a afirmar que as descargas estavam a causar cheiros a esgoto e a incomodar os habitantes, passando pela antiga Escola Profissional de Santa Comba Dão e terminando no rio Dão, junto à capela da Nossa Senhora da Ponte.
O coordenador local do Bloco de Esquerda, Diego Garcia, diz que as diretivas comunitárias estão a ser violadas.
“Nós acreditamos que esta poluição conflitua com a Diretiva-Quadro da Água e a Diretiva das Águas Residuais Urbanas. Portanto, questionámos a Comissão Europeia se tem pensado desencadear alguma medida para instar Portugal a garantir o cumprimento das duas diretivas e assim proteger a Ribeira das Hortas”, refere.
Os eurodeputados José Gusmão e Marisa Matias afirmam, na pergunta enviada à Comissão Europeia, que as descargas têm prejudicado “o ecossistema ribeirinho, a sua fauna e flora, assim como a qualidade de vida de quem vive e trabalha junto à ribeira” e falam de um problema que, além de danos ambientais, também “acarreta riscos preocupantes para a saúde pública”. Por isso, exigem o fim do foco de poluição.