Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
A Câmara de Aguiar da Beira abriu as candidaturas para os prémios de acesso ao ensino superior até 15 de novembro.
A autarquia justifica a ação querendo “apoiar e valorizar o prosseguimento dos estudos dos alunos” e também “colaborar na sua formação superior, para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural”.
O objetivo é o de “reconhecer o mérito e premiar o acesso ao ensino superior dos alunos que frequentam e concluem o ensino secundário” no Agrupamento de Escolas local, “pugnando pela fixação de alunos e pela sustentabilidade da escola pública”.
O prémio de acesso ao ensino superior será atribuído aos alunos de Aguiar da Beira que ingressem no ensino superior e que tenham concluído os 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade no concelho.
A bolsa também pode ser atribuída a quem viva em Aguiar da Beira, mas que não tenha estudado no município “por falta de oferta na área formativa pretendida pelo aluno”, bem como a quem tem mais de 23 anos ou mais e que tenha frequentado o Ensino Recorrente, por motivos profissionais, desde que isso seja comprovado pela entidade empregadora e outras entidades, nomeadamente a Segurança Social.
O prémio também pode ser dado aos alunos que frequentem cursos técnicos superiores profissionais, os chamados “cursos rápidos”.
A candidatura terá de estar registada nos serviços online do município.