No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai realizar a segunda edição do webinar internacional Life Landscape Fire 2021 a partir desta terça-feira (14 de dezembro).
A iniciativa vai decorrer até janeiro com três temas em destaque num seminário cuja inscrição é gratuita.
O evento online começa às 15h00 com o tema “Práticas Tradicionais”, que conta com a participação de especialistas como António Monteiro, da Escola Superior Agrária de Viseu; João Rodrigues, presidente da Associação Portuguesa de Tração Animal, e ainda Sebastián Hidalgo de Trucios, Eugenio Monesma e María Ángeles Muriel.
No dia 21 de dezembro, será debatido o painel “Modelos Preditivos de Risco Espacial” com a participação de Paulo Fernandes, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; do consultor Emanuel Oliveira; da investigadora Sílvia Nunes, da Universidade de Lisboa, e do professor Alfonso Fernández Manso, da Universidad de León.
A 11 de janeiro, será realizada a última sessão dedicada à temática “Alterações Climáticas” com Hélder Viana, do Politécnico de Viseu, do climatologista e meteorologista Mário Marques, do professor José Manuel Moreno Rodríguez, do especialista francês Jean François Berthomieu e de Maria Fernanda Arbaizar, responsável pela Proteção Civil da região espanhola de Murcia.
O projeto visa ter como objetivo “promover o debate e a partilha de experiências sobre temas como a prevenção de incêndios florestais, a conservação da biodiversidade, o aumento da resiliência florestal, a capacitação dos decisores relativamente aos benefícios da prevenção e ações de redução da vulnerabilidade territorial atual da região, entre outros”.
A CIM Viseu Dão Lafões é a entidade coordenadora do Life Landscape Fire Project, desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, a Junta de Extremadura, a Mancomunidad Integral Sierra de San Pedro e a Universidade de Extremadura, tendo dinamizado de capacitação e credenciação de técnicos de fogo controlado e operacionais de queima.
O Life Landscape Fire Project visa implementar medidas de prevenção de incêndios florestais através do uso do fogo controlado, da silvo pastorícia e do controlo de espécies invasoras, com vista também à conservação da biodiversidade e ao aumento da resiliência florestal, reduzindo a vulnerabilidade territorial.