Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O projeto “O Som dos Livros”, promovido pela Rede de Bibliotecas de Tondela, foi distinguido com uma menção honrosa, correspondente ao terceiro lugar, na categoria “Fomento das Aprendizagens Essenciais” dos Prémios Nacionais de Educação.
De acordo com um comunicado de imprensa enviado pelo Município de Tondela, “pelo segundo ano consecutivo, Tondela foi galardoado nos Prémios Nacionais de Educação”. A distinção foi atribuída no âmbito da terceira edição da iniciativa, “dedicada em exclusivo aos municípios”.
A organização dos prémios justificou a atribuição afirmando que o programa de rádio “constitui um verdadeiro exemplo de excelência, dedicação e impacto positivo, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento das aprendizagens essenciais e sucesso dos alunos”.
“O Som dos Livros” foi emitido pela primeira vez a 19 de outubro de 2016, inicialmente na Rádio Emissora das Beiras. Posteriormente, passou também a integrar a grelha da Rádio Miúdos e a estar disponível na plataforma Spotify.
Atualmente, o programa tem emissão semanal às segundas-feiras, pelas 14h00, na Rádio Observador, podendo ainda ser acompanhado na página eletrónica da Rede de Bibliotecas de Tondela.
O projeto nasceu no seio da Rede de Bibliotecas de Tondela com o objetivo de promover a leitura junto da comunidade escolar e da população em geral. Segundo o município, “desde a primeira emissão que semanalmente um dos parceiros de rede escolhe uma obra literária e num programa áudio de cinco minutos partilha o motivo da sua escolha, fazendo também um pouco da sua leitura de viva-voz”.
A gravação e edição dos episódios está a cargo dos serviços da Câmara Municipal de Tondela. Muitos dos programas são gravados por crianças e jovens dos vários níveis de ensino do concelho.
Em 2023, o projeto “Mas que raio é isto?”, do Museu Terras de Besteiros, também foi distinguido nos Prémios Nacionais de Educação, na categoria “Cultura e Património”.
Os galardões foram entregues no dia 3 de julho, numa cerimónia realizada em Paços de Ferreira. Os Prémios Nacionais de Educação distinguem, por mérito ou louvor, municípios, escolas ou instituições com trabalho reconhecido e impacto positivo no território, no âmbito da Educação, em oito categorias: Inovação e Empreendedorismo; Ambiente e Sustentabilidade; Cultura e Património; Ciência; Arte; Cidadania; Desporto e Bem-estar; e Fomento das Aprendizagens Essenciais.