Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
As crianças do concelho de Tabuaço estão a praticar desporto e a tentar adotar hábitos de alimentação saudável no âmbito do projeto “Bem Comer e Bem Mexer, Que Bom Que Vai Ser”.
A iniciativa está a ser organizada pela autarquia local, em parceria com o Agrupamento de Escolas Abel Botelho e a Unidade de Cuidados na Comunidade Terras do Douro, para as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo.
O objetivo passa por melhorar a saúde dos mais novos através da promoção da alimentação saudável e da prática de atividade física, além de avaliar o seu crescimento em termos físicos e saudáveis.
A primeira avaliação do peso das crianças foi feita em maio último e, lá, foram detetados alguns casos de excesso de peso e obesidade. A equipa responsável pelo projeto no terreno entendeu que era necessário intervir “no sentido de obter ganhos em saúde”.
“Nesse sentido, e de acordo com o plano de atividades previstas para o programa, lançou-se já um folheto informativo com indicações da Direção Geral de Saúde no que toca à alimentação saudável e onde constam também várias dicas e sugestões de lanches saudáveis e que são, inclusive, opções economicamente mais compensatórias”, explica a Câmara de Tabuaço.
Depois, além do peso, também foram medidos a altura e o índice de massa corporal, além da flexibilidade dos ombros e membros inferiores, impulso horizontal, milha e velocidade. Entretanto, já está agendada uma nova avaliação em maio do próximo ano. Até lá, os exercícios físicos e as refeições saudáveis continuam em marcha.