8-7-2025
Festival Mosaico
hermeto pascoal _ Gabriel Quintão
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Desporto » “Queremos criar bases para, daqui a dois ou três anos, podermos afirmar o Mangualde como uma equipa vencedora”

“Queremos criar bases para, daqui a dois ou três anos, podermos afirmar o Mangualde como uma equipa vencedora”

Mangualde renova com treinador para a próxima época. Simão Marques vai continuar a representar mangualdenses e a encabeçar projeto para devolver equipa a outros voos dentro de dois a três anos. Manutenção é para tentar garantir já este fim de semana para, depois, enfrentar Resende para a Taça com mais tranquilidade

Carlos Eduardo Esteves
 “Queremos criar bases para, daqui a dois ou três anos, podermos afirmar o Mangualde como uma equipa vencedora” - Jornal do Centro
08.04.25
fotografia: GD Mangualde
partilhar
 “Queremos criar bases para, daqui a dois ou três anos, podermos afirmar o Mangualde como uma equipa vencedora” - Jornal do Centro
08.04.25
Fotografia: GD Mangualde
pub
 “Queremos criar bases para, daqui a dois ou três anos, podermos afirmar o Mangualde como uma equipa vencedora” - Jornal do Centro

A poucos pontos de selar a manutenção na Divisão de Honra – situação que pode ficar já resolvida este domingo, 12 de abril – o Grupo Desportivo de Mangualde avança desde já para a renovação com o treinador. Simão Marques vai continuar no clube mangualdense. Ao Jornal do Centro, o técnico revela que no clube o objetivo está traçado: criar bases, ganhar sustentabilidade, para, depois, sonhar com outras metas. “Queremos criar bases para, daqui a dois ou três anos, podermos afirmar o Mangualde como uma equipa vencedora. Temos ainda algumas limitações orçamentais. O foco é construir uma equipa que fique de futuro e que dentro de pouco tempo seja capaz de lutar pelos primeiros lugares desta divisão”, revela Simão Marques.

O treinador de 34 anos, um dos mais jovens do futebol distrital de Viseu, deixa claro que confia na direção do Mangualde. “Acredito que estão a pensar da forma certa. Não querem só competir, querem também ganhar, mas sabem também que é preciso criar bases. A mensagem de que não vai ser já para o ano tem de passar para os adeptos. Eles nem sempre entendem”, reconhece. O treinador acrescenta que “é muito fácil chegar com um orçamento do outro mundo e criar uma equipa do zero, mas isso, a longo prazo, não é viável”. “Estamos, penso eu, a trabalhar da forma certa e a criar uma base para, depois, dentro de um ou dois anos, consigamos acrescentar quatro ou cinco jogadores fundamentais que nos levem a outros objetivos”, resume.

Simão Marques não está como treinador do Mangualde desde início da temporada. No entanto, o técnico recorda que a manutenção na Divisão de Honra foi sempre objetivo único para esta época desportiva. Apesar de não estar garantida a permanência do clube no escalão maior do futebol distrital, faltam poucos pontos e a situação pode ficar já resolvida este domingo na deslocação a Ferreira de Aves.

“Eu cheguei a meio da época ao Mangualde e comigo aqui os objetivos mantiveram-se. A equipa foi construída um pouco à pressa, chamamos jogadores da zona. A verdade é que o orçamento do clube baixou muito em relação ao do ano anterior e a ideia era estabilizar e neste momento estamos a consegui-lo. Estamos a preparar a época com mais tempo, para conseguirmos acertarmos mais”, reforça.

O adversário do próximo domingo está em sexto lugar da Divisão de Honra de Viseu, com 45 pontos. O Mangualde é 11º, com 27 pontos. E foi precisamente o clube do concelho de Sátão aquele que Simão Marques enfrentou assim que chegou a Mangualde. “Eles passam agora por algumas dificuldades em termos de plantel, com lesões de jogadores fundamentais. É uma equipa forte, com um treinador bastante inteligente, que conheço bem. Estamos hoje mais organizados do que estávamos no primeiro jogo. Percebemos melhor os momentos do jogo e estamos mais preparados para, pelo menos, discutir o jogo de outra forma”, frisa.

Depois, o campeonato tem uma pausa de uma semana. Entra em ação a Taça Sócios de Mérito e, na prova a eliminar, o Mangualde enfrenta o Resende, líder da Divisão de Honra. “Jogámos com o Resende há pouco tempo no campeonato e perdemos. Acho que esse jogo foi a melhor coisa que nos aconteceu porque, por um lado entendemos o tipo de erros que não podemos cometer e, por outro, que é possível fazer alguma coisa. O Resende não é imbatível. É difícil, não somos favoritos, mas queremos disputar o jogo com a intenção de lutar pela passagem à próxima eliminatória”, garante.

Para já há um jogo em Ferreira de Aves para o Mangualde fazer. Depois, a Taça. E a seguir mais três batalhas no campeonato maior do futebol sénior do distrito de Viseu, antes de iniciar nova época desportiva. No caso do Mangualde há já homem do leme: Simão Marques.

Em comunicado oficial e publicado nas redes sociais do clube, o Mangualde escreve que “depois de ter chegado ao nosso clube no mês de dezembro, o Grupo Desportivo de Mangualde, informa todos os sócios e adeptos da renovação do mister Simão Marques para a próxima época”. “Ao longo dos últimos meses foram desenvolvidas várias ideias sobre o projeto desportivo do clube, onde o mister Simão irá assumir uma função preponderante no projeto desportivo a médio/longo prazo, tendo a visão e as ideias alinhadas com as da direção do clube”, pode ler-se.

pub
 “Queremos criar bases para, daqui a dois ou três anos, podermos afirmar o Mangualde como uma equipa vencedora” - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 “Queremos criar bases para, daqui a dois ou três anos, podermos afirmar o Mangualde como uma equipa vencedora” - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar