No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Quinta da Comenda, no concelho de S. Pedro do Sul, volta a organizar a partir de 14 de agosto o festival “Lidairada”.
Música, cinema, artes performativas e workshops estão entre as propostas para esta nova edição.
Além disso, o festival também vai promover um conjunto de atividades de valorização do património natural e cultural nas aldeias de São Pedro do Sul, através de uma parceria com a Associação Fragas-Aveloso.
O gestor da Quinta da Comenda, Ângelo Rocha, diz que o festival visa promover a identidade local. “Lidairada é uma palavra criada por Aquilino Ribeiro que significa grande azáfama e muitas atividades e é isso o que fazemos na Quinta da Comenda durante o verão e em alguns dias. Temos vários eventos que culminam com concertos ao pôr do sol”, afirma.
O festival arranca a 14 de agosto, um sábado, com um concerto do músico JP Simões às 19h00 na própria Quinta da Comenda. Ângelo Rocha destaca ainda a degustação de petiscos e vinhos de origem protegida na propriedade.
“Temos, ao longo do dia, um chef, João Ferreira, que vai elaborar vários petiscos e temos em prova os vinhos da Quinta, que são do Alto Lafões, uma região demarcada muito pouco conhecida mas que é muito distinta e tem vinhos muito interessantes. Portanto, as pessoas podem ir petiscando e degustando os vinhos”, acrescenta.
No dia 15, a Ciência Viva promove o workshop “Há Vida na Ribeira da Vagem” a partir das 10h00. No mesmo dia, será apresentado o documentário “Bustarenga” de Ana Maria Gomes às 21h30 no Cineteatro Jaime Gralheiro.
Já a 27 de agosto, a Quinta da Comenda exibe o filme “Ainda Há Pastores” de Jorge Pelicano a partir das 21h00. No dia 28, além de diversas atividades e visitas guiadas na propriedade, decorrerá um concerto do João Afonso Trio pelas 19h00.
O festival termina no dia 29, com mais uma ação da Ciência Viva intitulada “Há Vida no Rio Trouce” às 10h00.
A primeira edição em 2020 contou com a presença de nomes como Lula Pena, Tó Trips, Angelica Salvi e as Vozes de Manhouce. O festival assume também uma intenção solidária com vista a apoiar os músicos e os técnicos que foram afetados pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Os bilhetes estão à venda por 10 euros. Para mais informações, os interessados podem informar-se através do e-mail lidairada.comenda@gmail.com.