en222 são joão da pesqueira
santa_comba_dao_1_varanda_com_estoria-min
Mercado de Natal_2 mortágua 1
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
[aioseo_breadcrumbs]

Recontagem dá mais 100 votos ao PS, dez ao Chega e seis ao BE na Freguesia de Viseu

A recontagem foi confirmada pelo Tribunal de Viseu que considerou poder ter-se tratado de um erro de escrita e não de má fé

16.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
16.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Uma recontagem de votos nas eleições autárquicas no concelho de Viseu atribuiu mais 100 votos ao Partido Socialista (PS) para a Assembleia de Freguesia, mas não alterou o número final de mandatos resultantes do ato eleitoral. 

A correção foi feita depois de se verificar uma inconsistência entre o número de votantes e o total de votos válidos, nulos e brancos na Freguesia de Viseu, apurou o Jornal do Centro.

De acordo com a informação confirmada, a conferência de contas revelou discrepâncias, levando à recontagem. Após a correção, o PS somou mais 100 votos, o Chega ganhou 10, o Bloco de Esquerda mais seis, enquanto a Iniciativa Liberal perdeu 13 votos. O PSD manteve a contagem anterior.

A recontagem foi realizada a pedido de partidos e confirmada pelo Tribunal de Viseu, que considerou poder ter-se tratado de um erro de escrita e não de má fé. Os resultados finais já foram ontem comunicados à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI), mas ainda não se encontram alterados na página oficial.

Apesar de a correção não ter impacto na distribuição dos mandatos, o processo eleitoral em Viseu foi marcado por várias queixas apontadas nos últimos dias, nomeadamente nas secções de voto da freguesia de Viseu, como, por exemplo, a retirada dos editais 24 horas após o ato eleitoral, o que dificultou a conferência por parte dos mandatários das candidaturas, que exigiram a entrega de cópias oficiais.

Durante essa verificação, foram detetadas falhas em vários editais, entre as quais a ausência de identificação da freguesia e das secções de voto, erros nos números de votantes e contagens, e até a falta de menção dos votos da Iniciativa Liberal para a Câmara Municipal numa das secções da Escola Emídio Navarro.

A recontagem validou a correção dos resultados e não alterou em nada o quadro político resultante das eleições no concelho que deram a vitória ao PS na Junta de Freguesia de Viseu e na Câmara, onde obteve quatro mandatos, o mesmo número que o PSD. Ao Chega foi atribuído um mandato. 

pub

Outras notícias

pub

Notícias relacionadas

Procurar