No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Uma recontagem de votos nas eleições autárquicas no concelho de Viseu atribuiu mais 100 votos ao Partido Socialista (PS) para a Assembleia de Freguesia, mas não alterou o número final de mandatos resultantes do ato eleitoral.
A correção foi feita depois de se verificar uma inconsistência entre o número de votantes e o total de votos válidos, nulos e brancos na Freguesia de Viseu, apurou o Jornal do Centro.
De acordo com a informação confirmada, a conferência de contas revelou discrepâncias, levando à recontagem. Após a correção, o PS somou mais 100 votos, o Chega ganhou 10, o Bloco de Esquerda mais seis, enquanto a Iniciativa Liberal perdeu 13 votos. O PSD manteve a contagem anterior.
A recontagem foi realizada a pedido de partidos e confirmada pelo Tribunal de Viseu, que considerou poder ter-se tratado de um erro de escrita e não de má fé. Os resultados finais já foram ontem comunicados à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI), mas ainda não se encontram alterados na página oficial.
Apesar de a correção não ter impacto na distribuição dos mandatos, o processo eleitoral em Viseu foi marcado por várias queixas apontadas nos últimos dias, nomeadamente nas secções de voto da freguesia de Viseu, como, por exemplo, a retirada dos editais 24 horas após o ato eleitoral, o que dificultou a conferência por parte dos mandatários das candidaturas, que exigiram a entrega de cópias oficiais.
Durante essa verificação, foram detetadas falhas em vários editais, entre as quais a ausência de identificação da freguesia e das secções de voto, erros nos números de votantes e contagens, e até a falta de menção dos votos da Iniciativa Liberal para a Câmara Municipal numa das secções da Escola Emídio Navarro.
A recontagem validou a correção dos resultados e não alterou em nada o quadro político resultante das eleições no concelho que deram a vitória ao PS na Junta de Freguesia de Viseu e na Câmara, onde obteve quatro mandatos, o mesmo número que o PSD. Ao Chega foi atribuído um mandato.