montebelo-golfe-viseu-galeria-imagens-02
Manuais
desporto senior educacao fisica
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
Candidato_CM_Armamar_Antonio Lareiro
manuel rodrigues cdu
*
diogo-rocha-chef-vinhos_web
foto
miss teen
Home » Notícias » Diário » Seca: autarquia de Viseu apela à poupança de água e controlo nos gastos da rede pública

Seca: autarquia de Viseu apela à poupança de água e controlo nos gastos da rede pública

pub
 Seca: autarquia de Viseu apela à poupança de água e controlo nos gastos da rede pública - Jornal do Centro
04.02.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Seca: autarquia de Viseu apela à poupança de água e controlo nos gastos da rede pública - Jornal do Centro
04.02.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Seca: autarquia de Viseu apela à poupança de água e controlo nos gastos da rede pública - Jornal do Centro

A Câmara de Viseu apela à população para poupar água em resposta à situação de seca que atravessa a região.

O apelo foi deixado no comunicado que a autarquia divulgou esta tarde de sexta-feira (4 de fevereiro). Na nota, o executivo liderado por Fernando Ruas admite que a seca “está a ter impactos negativos no nosso concelho”.

E, tal como o Jornal do Centro tinha adiantado, a autarquia referiu que já deu indicação para ativar e fazer subir as ensecadeiras (estruturas de contenção) da barragem de Fagilde, que se encontra hoje na cota máxima de abastecimento. O objetivo é de fazer aumentar o armazenamento de água em “mais 35%”.

“Isto significa que, nas próximas semanas, a albufeira terá mais água reservada”, acrescenta a Câmara, frisando que a barragem de Fagilde serve cerca de 80 por cento da população de Viseu na água.

Perante a seca que poderá agravar-se para extrema nos próximos dias caso a situação não se altere, o município viseense apela assim ao “dever cívico e ambiental de todos” e à “poupança no consumo de água e à eliminação de todos os gastos que não sejam essenciais, evitando todo o tipo de desperdícios”.

A Câmara apela também à população “que não se utilize água da rede pública para efeitos de lavagem de carros, varandas/terraços e para que se reduzam os tempos dos banhos, as capacidades dos autoclismos e todas as utilizações de água em geral”.

A autarquia pede também a redução do consumo da torneira de modo a baixar o caudal e a pressão de água.

A Câmara e os SMAS Águas de Viseu pedem “a colaboração de todos os munícipes” na salvaguarda da água.

Em caso de situações irregulares como ruturas e fugas de água na via pública e outras, os viseenses devem contactar a Águas de Viseu pelos números 232 431 914 ou 963 391 298.

pub
 Seca: autarquia de Viseu apela à poupança de água e controlo nos gastos da rede pública - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Seca: autarquia de Viseu apela à poupança de água e controlo nos gastos da rede pública - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar