No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os temas da segurança e da hospitalidade em espetáculos desportivos vão marcar mais uma edição das Jornadas da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD). O evento decorre durante as tardes dos dias 23 e 25 de novembro no Auditório Carlos Pereira da Escola Superior de Saúde de Viseu.
A sessão do dia 23 tem início às duas e meia da tarde e as palestras começam meia hora depois. Vão intervir, sob o tema “hospitalidade”, Teresa Santos, responsável pela área de sustentabilidade do Futebol Clube do Porto, Eduardo Maia, da Promoção de Acessibilidades da Federação Portuguesa de Futebol e Jorge Silvério, coordenador dos oficiais de Ligação dos Adeptos da Federação Portuguesa de Futebol.
A partir das quatro e meia da tarde a sessão é dominada pelo tema “ética”. Usarão da palavra José Lima, coordenador do Plano Nacional da Ética no Desporto, Alexandre Silva, do Grupo Desportivo da Ilha, Pedro César Ribeiro, autarca de Almeirim e Abel Figueiredo, coordenador da Licenciatura em Desporto e Atividade Física da Escola Superior de Educação de Viseu.
No dia 25 de novembro, o dia abre com o tema “igualdade e inclusão”. Esse momento terá a presença de Luís Estrela, coordenador da Fundação do Futebol da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Inês Farinha, da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial e Miguel Vieira, atleta paralímpico de Judo.
Mais tarde, pelas quatro e meia, o tema passa a ser “segurança e proteção” e vão decorrer as intervenções de Roberto Domingues, diretor de Segurança da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e de Paulo Fontes, diretor do Departamento de Segurança dos Eventos Desportivos da APCVD.
De acordo com a entidade, estas jornadas têm como objetivo fomentar a cooperação entre as diversas entidades públicas e privadas participantes em torno de propósitos partilhados, bem como promover a partilha de conhecimento e experiências no âmbito da segurança, da prevenção, da hospitalidade e do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos.