Older woman in a pale green dress performs with two colorful dragon masks on poles indoors.
A bearded man holds a microphone and speaks to a seated audience in a dimly lit room with a black curtain backdrop.
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
vinho_queijo_pao
Home » Notícias » Cultura » Short/age chega à sexta temporada com três curtas-metragens e dois realizadores e uma nova casa

Short/age chega à sexta temporada com três curtas-metragens e dois realizadores e uma nova casa

A estreia da nova temporada começa com “Uma História Mal Narrada”, de Rui Paulo Silva

 Viseu: BE apresenta primeiros candidatos às legislativas e David Santos é o cabeça de lista
10.08.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu: BE apresenta primeiros candidatos às legislativas e David Santos é o cabeça de lista
10.08.26
Fotografia: Jornal do Centro
Poster featuring a young woman with bold white text: 'A prevenção começa em si. Prepare-se e proteja-se dos incêndios rurais.' Promotes rural fire safety with logos at the bottom.
pub
A bearded man holds a microphone and speaks to a seated audience in a dimly lit room with a black curtain backdrop. Short/age chega à sexta temporada com três curtas-metragens e dois realizadores e uma nova casa

O festival short/age – Shortfilms for a New Age abre, em 15 de agosto, a sua sexta temporada, numa nova casa em Viseu, com uma sessão que reúne três curtas-metragens e a presença de dois dos realizadores, anunciou a organização.

A sessão está marcada para as 21h30, no Ponto Cultural da Rua Direita (antigo Orpheão), no número 149, espaço que passa a acolher o projeto depois de sete anos de programação na Incubadora do Centro Histórico.

A estreia da nova temporada começa com “Uma História Mal Narrada”, de Rui Paulo Silva, que estará presente em Viseu. A curta acompanha Pedro, confrontado, num jardim à hora de almoço, por uma voz que o narra e expõe as suas inseguranças, num duelo que começa no plano interno e acaba fisicamente.

Nascido em Lisboa em 2007, Rui Paulo Silva assina o argumento, produção, realização, montagem e som do filme, a sua segunda curta-metragem, depois de “Nos Bastidores”, de 2024, já distinguida em festivais internacionais.

Ex-aluno da Escola Artística António Arroio, o realizador fundou este ano a produtora Camaleão Filmes e frequenta o curso de Realização na Escola Superior de Teatro e Cinema.

Segue-se “Procuro T”, de Danilo Bastos Godoy, uma coprodução entre Portugal, Brasil e Alemanha, que acompanha Teresa, uma imigrante brasileira à procura de uma casa para arrendar a preços acessíveis em Lisboa, confrontando-se com senhorios machistas e mediadoras imobiliárias indiferentes.

Danilo Bastos Godoy, realizador e argumentista brasileiro radicado em Lisboa, estará também presente na sessão. O seu trabalho foi apresentado, entre outros, no Marché du Film, no Clermont-Ferrand Short Film Market, na Cinemateca Portuguesa e no SXSW.

O realizador tem ainda como próximo projeto “Egípcios”, finalista do concurso Novos Argumentos, promovido pelo short/age em 2024.

A sessão termina com “Little Captain”, do ucraniano Illia Freiman, primeira ficção do realizador, que tem percurso ligado à publicidade e ao documentário.

O filme acompanha Rodica, uma menina de seis anos que vive numa casa onde a mãe está sempre ocupada, o pai trabalha no mar e a avó, paralisada, não fala. O seu refúgio é um antigo desenho animado sobre animais da floresta, que a determinada altura começam a responder-lhe.

Parcialmente baseado na infância do realizador, “Little Captain” venceu o prémio de Melhor Filme no festival Euroshorts Young Filmmakers.

A sessão de abertura da sexta temporada do short/age tem entrada gratuita, sendo necessária a reserva de lugar através da página oficial do projeto.

A iniciativa conta com o financiamento do programa “Eixo Cultura”, do Município de Viseu.

pub
 Viseu: BE apresenta primeiros candidatos às legislativas e David Santos é o cabeça de lista

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Viseu: BE apresenta primeiros candidatos às legislativas e David Santos é o cabeça de lista

Notícias relacionadas

Procurar