No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Tabuaço criou abrigos para a população enfrentar as altas temperaturas por causa do calor. Os espaços já foram instalados no edifício da autarquia e na loja do turismo.
Em declarações ao Jornal do Centro, o vice-presidente da autarquia, José Carlos Silva, refere que os abrigos foram criados “em resposta a uma solicitação da Associação de Municípios Portugueses, tendo em conta a situação que estávamos a viver de extremo calor”.
Os centros foram abertos para acolher as pessoas que queiram resguardar-se do alto calor no concelho, podendo “ser abrigadas temporariamente em alguns espaços que estão climatizados e que são municipais” num concelho que tem vindo a registar nos últimos dias as temperaturas mais elevadas do distrito de Viseu (43 graus de máxima registados na passada sexta-feira).
“Neste momento, temos a Loja Interativa do Turismo e o hall dos Paços do Concelho. Para já, temos estes dois espaços sinalizados e identificados e achamos que poderão ser suficientes dadas as suas localizações, mas se houver necessidade de criar outros espaços, temos de estudar outras soluções, mas para já não me parece que seja necessário”, acrescentou José Carlos Silva.
Além das altas temperaturas, Tabuaço também tem enfrentado a seca com várias aldeias a serem abastecidas de água. O vice-presidente da Câmara conta que um camião dos Bombeiros locais tem transportado água “para os depósitos de algumas localidades que têm mais dificuldade” em garantir o abastecimento.
José Carlos Silva acrescenta ainda que, no concelho, já houve “alguma falta de água” e será feita uma avaliação “com os presidentes de junta para, depois, vermos quais serão as medidas a tomar caso continue a situação que estamos a viver”.
Também em e , foram criados espaços para proteger as populações do calor.
Nesta altura, está prevista uma descida das temperaturas, mas, para os próximos dias, os termómetros voltam a subir,