No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Aí está o dia em que Académico de Viseu e Tondela avançam para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Na lembrança de um e de outro estão feitos históricos alcançados recentemente.
Descontando esta edição presente da Taça, o distrito de Viseu conseguiu colocar duas equipas nas meias-finais nas últimas três edições da prova rainha e numa delas houve mesmo um finalista do distrito a chegar à final do Jamor. Na edição passada, o Tondela foi finalista derrotado pelo FCPorto por 3-1.
Por agora há uma eliminatória a ultrapassar. Se forem bem-sucedidos, Tondela e Académico de Viseu vão chegar aos oitavos de final. O Académico joga primeiro diante do Camacha. Viseenses e madeirenses, que começam a jogar às onze da manhã desta quarta-feira, nunca se defrontaram ao longo da história.
Até chegar aqui, o Académico eliminou equipas de escalões inferiores. Começou por derrotar o Fabril, no Barreiro, por seis bolas a duas. Nessa tarde, Ott bisou, Clóvis, Toro, André Almeida e Quizera marcaram um golo cada.
Na eliminatória seguinte, foi pela margem mínima que os viseenses derrotaram o Oriental. O jogo decorreu em Viseu e os academistas ganharam por uma bola a zero. Quizera foi o autor do golo decisivo aos cinco minutos da primeira parte.
Para chegar a esta fase, o Camacha já deixou pelo caminho uma equipa do distrito de Viseu. Foi nas grandes penalidades que os madeirenses derrotaram o Lamelas na segunda eliminatória da prova rainha. Nos 90 minutos e depois no prolongamento persistiu o 0-0. Nas outras eliminatórias, o Camacha venceu o Amarante por 1-0 e goleou o Courense por seis bolas a zero.
Pelas três da tarde, o Tondela joga na Madeira contra o Nacional. O jogo vai decorrer no Estádio do Marítimo. Tudo porque a “casa” do Nacional está interdito devido a incidentes ocorridos num jogo contra o Estoril, para a Taça da Liga, a 21 de julho de 2021.
No histórico entre os dois clubes, já foram realizados 11 jogos. O Tondela conquistou cinco vitórias e o Nacional venceu quatro jogos, tendo havido dois empates. O último encontro entre as duas equipas foi de boa memória para o Tondela que ganhou em casa do Nacional para esta edição da Segunda Liga por uma bola a zero. Foi a única derrota do Nacional a jogar contra o Tondela na Madeira. Os madeirenses venceram os restantes jogos contra os beirões em solo madeirense.
Até chegar a esta eliminatória, o Tondela ultrapassou a Académica nas grandes penalidades. A jogar em Coimbra o jogo encontrava-se empatado a um golo e teve de recorrer-se aos penáltis para decidir quem seguia em frente. Aí o Tondela foi mais forte e ganhou à Briosa por 2-4. Na outra eliminatória, os auriverdes derrotaram o Santa Clara por duas bolas a zero. Quanto ao Nacional, os madeirenses ganharam ao Angrense por duas bolas a zero e derrotaram a Oliveirense, no prolongamento, por 3-1.