No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O distrito de Viseu vai estar em alerta amarelo a partir desta quarta-feira (20 de julho), dia em que as temperaturas voltam a disparar.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a região estará sob alerta devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima” a partir das 9h00 de amanhã e até às 6h00 da manhã de sexta-feira (dia 22).
Além de Viseu, também estarão sob aviso amarelo os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Entretanto e para já, na previsão do tempo, o IPMA continua a prever máximas mais frescas para Viseu, onde são esperados 26 graus de temperatura para hoje, com períodos de céu pouco nublado ou limpo durante o dia.
Esta terça-feira, as máximas no distrito oscilarão entre os 25º (Cinfães e Resende) e os 29º (Moimenta da Beira, Nelas, Penalva do Castelo e Tabuaço).
Armamar, Carregal do Sal, Mangualde, Mortágua, São Pedro do Sul e Vouzela ficam com 28º de temperatura e Castro Daire, Penedono, São João da Pesqueira, Sátão, Sernancelhe, Tondela e Vila Nova de Paiva com 27º.
Lamego, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão e Tarouca podem contar com 26º de máxima prevista.
Para quarta-feira, as temperaturas disparam. Viseu vai ter 34º de máxima, segundo o IPMA. Uma temperatura que se vai manter nos próximos três dias.
Incêndios: concelhos continuam sob risco máximo
Quanto aos incêndios, os concelhos de São João da Pesqueira, Tabuaço, Armamar, Moimenta da Beira, Penedono e Mangualde estarão sob risco máximo. Cinfães está sob risco elevado. Os restantes municípios da região estão com risco muito elevado.
Entretanto, o Governo decide hoje se prolonga a situação de alerta devido ao risco de incêndio rural, que termina às 23h59, ou se volta a ativar a contingência, que esteve em vigor até domingo durante sete dias.
A situação de alerta, nível de resposta mais baixo previsto na Lei de Bases da Proteção Civil, está em vigor em Portugal continental desde as 0h00 de segunda-feira até às 23h59 de hoje, uma vez que as temperaturas baixaram.
Os ministérios da Administração Interna, Defesa Nacional, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e da Alimentação vão voltar hoje a reunir para e reavaliar a situação, tendo em conta que está previsto um novo aumento das temperaturas a partir de quarta-feira.