No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Viseu é um dos dez distritos de Portugal continental que está hoje e amanhã sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O alerta estará em vigor até às 18 horas de terça-feira devido “à persistência de valores elevados da temperatura máxima”.
Para a cidade de Viseu hoje estão previstos 34 graus de temperatura. Amanhã ainda estará mais calor, prevendo-se 36º na capital de distrito.
O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Alerta incêndio
Esta segunda-feira estão com perigo máximo de incêndio florestal todos os concelhos do distrito de Viseu, indicou o IPMA.
O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira.
O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um agravamento do risco de incêndio rural, o Governo determinou no sábado a declaração da situação de alerta no continente, em vigor até às 23h59 de terça-feira.
A situação de alerta vai ser reavaliada hoje pelo Governo.