No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Museu Terras de Besteiros, a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e a Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) vão ser palco, de 23 de abril até 18 de junho, da exposição de fotografia “Diário de uma Pandemia”. A iniciativa da ACERT e da Associação Cultural CC11, em parecia com o município de Tondela, “retrata a vida quotidiana em Portugal em tempos de pandemia”.
O objetivo? “divulgar e promover a fotografia e o fotojornalismo em Portugal”, conjugada com a realidade da pandemia de Covid-19.
Em comunicado, a autarquia refere que se trata de um diário que “propõe trabalhos de mais de 130 fotógrafos, fotojornalistas, videógrafos e documentaristas”.
A exposição está dividida em quatro módulos – Everydaycovid, Retratos de Portugal pelas agências de notícias, Dias da pandemia pela imprensa nacional e Claro e Escuro.
O primeiro módulo junta 119 fotógrafos fotojornalistas portugueses, na rede social Instagram, dos quais oito selecionaram diariamente os registos fotográficos deste grupo de profissionais. “O isolamento, o sentido de clausura, a nova realidade das máscaras, a dinâmica dentro dos hospitais, lares, momentos políticos e até funerais, são alguns dos temas retratados”, explicou Miguel Lopes, um dos fundadores deste primeiro módulo.
Como o nome indica, o módulo – Retratos de Portugal pelas agências de notícias – retrata “uma seleção de fotografias das agências AFP, AP, GettyImages, Lusa/EPA e Reuters, que fazem o relato visual de como Portugal reagiu à pandemia”, pode ler-se na nota.
E depois chegamos às capas de jornais e observamos o terceiro módulo – Dias da pandemia pela imprensa nacional – entre Março e Julho de 2020, contada pelas capas dos jornais e revistas portuguesas, a partir de uma seleção do editor João Paulo Cotrim.
No último, cambaleamos entre o Claro e Escuro, de Luísa Ferreira. A autora já recebeu o Prémio Autores 2019, Artes Visuais e Melhor Trabalho de Fotografia.
A inauguração da mostra contou com a presença do presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, os vereadores Miguel Torres e Sofia Ferreira, bem como José Tavares, Pompeu José e José Rui da ACERT e Nuno André Ferreira, em representação de todos os fotojornalistas que deram vida à exposição.