Incêndio em Arouca
Incêndio em Trancoso
Forest Fire in Fornos de Algodres
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
foto
miss teen
praia da carriça
Home » Notícias » Cultura » Tondela acolhe exposição “Diário de uma Pandemia”

Tondela acolhe exposição “Diário de uma Pandemia”

pub
 Tondela acolhe exposição “Diário de uma Pandemia” - Jornal do Centro
24.04.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Tondela acolhe exposição “Diário de uma Pandemia” - Jornal do Centro
24.04.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub

O Museu Terras de Besteiros, a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e a Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) vão ser palco, de 23 de abril até 18 de junho, da exposição de fotografia “Diário de uma Pandemia”. A iniciativa da ACERT e da Associação Cultural CC11, em parecia com o município de Tondela, “retrata a vida quotidiana em Portugal em tempos de pandemia”.

O objetivo? “divulgar e promover a fotografia e o fotojornalismo em Portugal”, conjugada com a realidade da pandemia de Covid-19.

Em comunicado, a autarquia refere que se trata de um diário que “propõe trabalhos de mais de 130 fotógrafos, fotojornalistas, videógrafos e documentaristas”.

A exposição está dividida em quatro módulos – Everydaycovid, Retratos de Portugal pelas agências de notícias, Dias da pandemia pela imprensa nacional e Claro e Escuro.

O primeiro módulo junta 119 fotógrafos fotojornalistas portugueses, na rede social Instagram, dos quais oito selecionaram diariamente os registos fotográficos deste grupo de profissionais. “O isolamento, o sentido de clausura, a nova realidade das máscaras, a dinâmica dentro dos hospitais, lares, momentos políticos e até funerais, são alguns dos temas retratados”, explicou Miguel Lopes, um dos fundadores deste primeiro módulo.

Como o nome indica, o módulo – Retratos de Portugal pelas agências de notícias – retrata “uma seleção de fotografias das agências AFP, AP, GettyImages, Lusa/EPA e Reuters, que fazem o relato visual de como Portugal reagiu à pandemia”, pode ler-se na nota.

E depois chegamos às capas de jornais e observamos o terceiro módulo – Dias da pandemia pela imprensa nacional – entre Março e Julho de 2020, contada pelas capas dos jornais e revistas portuguesas, a partir de uma seleção do editor João Paulo Cotrim.

No último, cambaleamos entre o Claro e Escuro, de Luísa Ferreira. A autora já recebeu o Prémio Autores 2019, Artes Visuais e Melhor Trabalho de Fotografia.

A inauguração da mostra contou com a presença do presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, os vereadores Miguel Torres e Sofia Ferreira, bem como José Tavares, Pompeu José e José Rui da ACERT e Nuno André Ferreira, em representação de todos os fotojornalistas que deram vida à exposição.

pub
 Tondela acolhe exposição “Diário de uma Pandemia” - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Tondela acolhe exposição “Diário de uma Pandemia” - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar