No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O treinador do Tondela, Ivo Vieira, reconheceu hoje que teve de dosear a motivação da equipa para receber um Sporting forte, em jogo da nona jornada da I Liga de futebol, assumindo que quer a vitória.
“É uma questão de mexer com as mentes e, obviamente, é mais difícil motivá-los contra uma equipa do Campeonato de Portugal do que um Sporting, porque acho que a motivação já existe de forma natural. Aqui temos que trabalhar mais o equilíbrio emocional dos atletas para perceber aquilo que têm de fazer em campo da melhor forma possível”, revelou Ivo Vieira.
O treinador falava em conferência de imprensa de antevisão à nona jornada do campeonato, em que recebe o Sporting, no domingo, pelas 18:00, comparando com o último jogo do Tondela, em que foi a Vila Real ganhar por 5-1 a contar para a Taça de Portugal.
Neste sentido, disse que o trabalho esta semana foi feito com “o intuito de dar uma resposta positiva, com um relvado diferente e um estado de espírito também diferente e aliciante” depois da vitória em Vila Real.
“Nós temos que nos focar muito naquilo que podemos fazer contra uma equipa competitiva, bem orientada, bem organizada, com excelentes intervenientes na tomada de decisão, no último terço, na primeira fase de construção”, realçou.
Mas, alertou que o Sporting também “vai encontrar uma equipa a querer ganhar”, mas que não tem tido sucesso.
“Não temos tido essa felicidade recorrentemente, ou de forma permanente, mas vamos procurar sempre discutir o jogo, procurar a baliza do adversário, procurar somar pontos, sabendo que a tarefa é ainda mais difícil” com o Sporting, assumiu.
Ivo Vieira lembrou que o adversário é o campeão em título, e luta para esse objetivo, de ganhar, que ainda não perdeu fora de portas, para o campeonato, e que é uma das equipas que “tem mais argumentos, mais estrutura e uma panóplia de alternativas em termos de atletas de valia muito grande”.
Já o Tondela, reconheceu, precisa de “fazer mais golos, de atacar melhor, de finalizar melhor. É uma questão de confiar, continuar a acreditar no processo, alavancar os jogadores para que olhem para as coisas de forma natural e acreditem e confiem que vai acontecer o golo de forma natural, não de forma stressante, nem aumentando esse mesmo stress, se as coisas não acontecerem”.
Tondela, em 17.º lugar com cinco pontos, e Sporting, segunda posição com 19, defrontam-se domingo, pelas 18:00, no Estádio João Cardoso, em Tondela, distrito de Viseu, com arbitragem de José Bessa, da Associação de Futebol do Porto.