Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A Câmara de Mortágua e o Instituto do Emprego e Formação Profissional estão a dar aulas de português a imigrantes que chegaram ao concelho.
As aulas começaram esta semana, naquela que é uma iniciativa do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra e do Município de Mortágua.
Segundo uma nota divulgada pela autarquia, as aulas são destinadas a “migrantes adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, desempregados ou ativos empregados ou desempregados, cuja língua materna não é a portuguesa e/ou que não detenham competências básicas”.
Mortágua acolhe pessoas de várias nacionalidades que residem e trabalham no concelho, “nomeadamente mexicanos, nepaleses, venezuelanos, indianos, holandeses, ingleses, entre outros”.
Segundo a Câmara, as formações pretendem reforçar a coesão social entre eles, “promovendo junto dos trabalhadores migrantes uma maior integração social e laboral através do domínio e fluência da língua portuguesa, contribuindo também para a prevenção da discriminação em função da origem e promovendo a igualdade”.
As aulas decorrem no Ninho de Empresas da vila. A primeira turma tem 21 alunos e vai ter aulas três vezes por semana até ao final de julho.
A adesão tem sido positiva, sendo que a autarquia de Mortágua prevê a abertura de novas turmas brevemente.