Group of nurses and caregivers pose with an elderly woman in a wheelchair in front of pink '100' balloons and gold streamer backdrop, celebrating a milestone.
Crowd enjoying an outdoor concert at night with a bright, illuminated stage and smoky beams in the air
rio_pavia_vai_ser_alvo_de_uma_operacao_de_lipeza_do_seu_leito_1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Concelho » Santa C. Dão » União de Resistentes Antifascistas denuncia projeto sobre Salazar em Santa Comba Dão

União de Resistentes Antifascistas denuncia projeto sobre Salazar em Santa Comba Dão

Associação critica Centro Interpretativo do Estado Novo que considera uma "promoção de um ditador fascista"

 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço
05.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço
05.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 União de Resistentes Antifascistas denuncia projeto sobre Salazar em Santa Comba Dão

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) critica o regresso do projeto que prevê a criação de um centro interpretativo sobre o Estado Novo em Santa Comba Dão, terra natal de António de Oliveira Salazar.

Em comunicado, a URAP afirma ter sido “de novo surpreendida” com o avanço da iniciativa, que considera “tão contestada” e “repudiada por democratas antifascistas”. A associação manifesta estranheza pelo envolvimento de “um presidente de Câmara de maioria PS e conhecidos investigadores de história contemporânea”, e sublinha que se trata de uma “afronta” à memória histórica.

A organização denuncia a criação de um espaço que, no seu entender, contribuiria para “branquear um regime criminoso” e a figura de Salazar. Recorda ainda os crimes do Estado Novo e menciona “dezenas de milhares de presos políticos”, casos de tortura em diversas instalações da PIDE e “a lista dos 230 assassinados pelas polícias do regime fascista”.

Para a URAP, a abordagem ao período do Estado Novo deve ser feita nas universidades e em museus como o do Aljube e o Museu Nacional Resistência e Liberdade, em Peniche, e não através de um “pseudo ‘Centro de Investigação’” na antiga escola de Salazar.

A associação rejeita a ideia de que se trata de uma questão “polémica” e considera que o projeto visa criar “um local para romagens de saudosistas”. Em vez disso, defende a criação de espaços de memória em locais como a Fortaleza de Angra do Heroísmo e a antiga cadeia da PIDE no Porto, onde muitos opositores ao regime foram presos.

No comunicado, a URAP acusa a Câmara Municipal de Santa Comba Dão de tentar “servir-se da figura sinistra do ditador fascista como forma de promoção do concelho” e apela à mobilização de “todos e todas que abraçam as conquistas alcançadas com a Revolução dos Cravos” para combater a iniciativa.

A associação alerta ainda para o ressurgimento de “ideias e projetos reacionários e fascistas” na atualidade e reafirma a importância de preservar a memória histórica da luta contra a ditadura.

A 28 de fevereiro a Câmara de Santa Comba Dão assinou o protocolo de cooperação com a associação Ephemera para a concretização do Centro Interpretativo do Estado Novo, um projeto defendido pela autarquia do concelho onde nasceu António de Oliveira Salazar, mas que tem merecido polémica nos últimos anos.

pub
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço

Notícias relacionadas

Procurar