Screenshot
peça teatro gémeos
image
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Urgência Pediátrica do Hospital de Viseu fechada todos os dias à noite

Urgência Pediátrica do Hospital de Viseu fechada todos os dias à noite

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
20.05.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
20.05.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Urgência Pediátrica do Hospital de Viseu fechada todos os dias à noite

A partir de junho, a Urgência Pediátrica da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões vai encerrar todos os dias no período noturno. Desde 1 de março que o serviço encerrava de sexta a domingo durante a noite, mas a falta de médicos vai obrigar a que este encerramento aconteça todos os dias, apurou o Jornal do Centro.

Assim, a Urgência Pediátrica funciona normalmente durante o dia e encerra de segunda a domingo entre as 20h00 e 9h00.

Apesar desta decisão, deverá estar garantido no período noturno uma equipa de pediatria que garante a Urgência Pediátrica Interna para crianças internadas e crianças em vigilância ou tratamento no Serviço de Urgência, admitidas antes das 20h00.

Também deverá estar assegurado o normal funcionamento do bloco de partos e Neonatologia todos os dias da semana, assim como a resposta de emergências médicas pediátricas com risco imediato de vida na Sala de Emergência da Urgência Pediátrica.

O hospital de Viseu tem justificado estas alterações no normal funcionamento do serviço na “sequência das dificuldades de recursos humanos do Serviço de Pediatria” e “para garantir assim uma solução sustentável de funcionamento das várias valências do Serviço de Pediatria e do Bloco de Partos do Serviço de Ginecologia-Obstetrícia, com o mínimo prejuízo para as populações”.

Aquando do primeiro anúncio do plano de contingência, no final do mês de fevereiro, a unidade referiu que “existem apenas 15 especialistas de Pediatria para assegurar a escala da Urgência Pediátrica, na sequência de várias rescisões e de baixas médicas” e que “apenas sete médicos pediatras têm idade inferior a 50 anos e condições para trabalho noturno, enquanto os oito pediatras restantes fazem todos os turnos diurnos”.

Esta situação, sublinhava a ULS, “implica uma enorme sobrecarga assistencial em horas suplementares, atendendo a que a constituição mínima de segurança para uma equipa de urgência de Pediatria é de dois especialistas”.

“Não tem sido possível contratar novos profissionais para o mapa de pessoal do Serviço de Pediatria, tendo ficado desertas as vagas abertas para concurso. Desde agosto de 2023 que contamos com a colaboração de pediatras em regime de prestação de serviços, mas mesmo assim não conseguimos colmatar todas as lacunas da escala”, referiu.

O conselho de administração da ULSVDL destacava ainda que “vai continuar a envidar todos os esforços para repor o normal funcionamento da Urgência Pediátrica, logo que possível”.

Em 2023, a Urgência Pediátrica do hospital de Viseu atendeu 35.086 episódios de urgência (média de 96 episódios diários), sendo 58% deles classificados como azuis, verdes ou brancos na triagem de Manchester, ou seja não-urgentes. Uma afluência que, sustentou a ULS, “tem sido muito penalizador para os pediatras e uma das causas para a baixa atratividade de novos profissionais”.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar