Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Viseu entrou para o grupo dos municípios com mais de 100 mil habitantes. Segundo a estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), são já 26 os concelhos a ultrapassar esta marca, refere o Jornal de Negócios.
Em comparação a 2022, há dois novos municípios que entraram neste lote em 2023, nomeadamente Viseu e Valongo.
Segundo os mesmos dados, em 31 de dezembro de 2023, a população residente em Portugal foi estimada em 10 639 726 pessoas, mais 123 105 pessoas do que em 2022 (10 516 621 pessoas), aumentando pelo quinto ano consecutivo.
A marca atingida pelo município foi salientada pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu esta sexta-feira (28 de junho) durante a Feira franca regressa a Viseu e vai terminar a 21 de setembro.
“Entrámos no grupo restrito de concelhos com mais de 100 mil habitantes. Os dois a entrar foi Viseu e Valongo, curiosamente um concelho do Interior e do Litoral e que tiveram a capacidade de aumentar a população”, destacou.
O autarca também anunciou que Viseu é a quinta cidade mais barata, tendo apenas à frente Bragança, Castelo Branco, Caldas da Rainha e Vila Real.
“Estes números são importantes para nós. Dizem muitas vezes que é das mais caras, mas não é, é a quinta mais barata”, sublinhou.
Fernando Ruas falou ainda de outro dado, referente às cidades mais engarrafadas, onde se incluiu Viseu.