Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A Câmara de Viseu vai lançar em agosto um projeto-piloto de recolha seletiva de resíduos no bairro de Santo Estêvão, na freguesia de Abraveses.
O anúncio foi feito recentemente, no início desta semana, aquando da inauguração da exposição itinerante Ideia com Futuro, da Associação dos Municípios do Planalto Beirão, no Rossio e da apresentação do Projeto de Sensibilização e Educação Ambiental.
O projeto prevê que a recolha passe a ser feita por cartão, implicando alterações às tampas dos contentores das ilhas ecológicas, e uma atualização de software. O objetivo passa por incentivar a população a fazer a reciclagem, distinguindo as boas práticas.
Durante a apresentação, segundo referiu em comunicado a Câmara, foram divulgados dados sobre a separação seletiva em Viseu que refletem um aumento de 70 por cento na separação de resíduos no primeiro trimestre de 2021.
“Para este aumento contribuiu o investimento na duplicação do número de ecopontos disponíveis para a separação dos resíduos e o contributo de todos os munícipes que separam os seus resíduos”, argumenta a autarquia viseense. Em Viseu, os resíduos enviados para reciclagem rondaram os 44,54 quilos por pessoa, superando a meta de 29 quilos para 2020.
O projeto educativo apresentado e dinamizado pelo Planalto Beirão, “Ideia com Futuro”, é composto por diversas ações com vista a prevenir a produção de resíduos e incentivar à separação dos resíduos de papel, cartão, plástico, metal e vidro.
A exposição itinerante irá passar pelo concelho viseense até 30 de julho.