Massive cloud of smoke and dust rising from a building behind trees along a highway, seen from a moving vehicle
Four men in suits applaud during a plaque unveiling outside a white building with an arched window.
Incêndio em Trancoso
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » Viseu entre os distritos com maior taxa de ocupação nos lares de idosos

Viseu entre os distritos com maior taxa de ocupação nos lares de idosos

Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 ”Grândola, Vila Morena” vai ser cantada na sessão solene do 25 de Abril em Vouzela
12.07.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 ”Grândola, Vila Morena” vai ser cantada na sessão solene do 25 de Abril em Vouzela
12.07.23
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
 Viseu entre os distritos com maior taxa de ocupação nos lares de idosos

Viseu está entre os distritos do país com mais idosos nos lares. Um estudo divulgado pela consultora Informa D&B revela que a região regista uma das maiores taxas de ocupação de residências para a terceira idade. O setor teve uma faturação de 390 milhões de euros em 2022, uma subida de quatro por cento em comparação com o ano anterior.

Segundo a análise, a taxa de ocupação nos lares também subiu, atingindo os 93 por cento em março deste ano, o mês com os dados mais recentes, valor que inclui o total das residências para a terceira idade, com fins lucrativos e sem fins lucrativos.
Do ponto de vista geográfico, as maiores taxas de ocupação estão nos distritos de Évora, Bragança, Aveiro, Faro, Leiria e Viseu.

Em março de 2023, estavam registadas em Portugal 2.554 residências para a terceira idade, das quais 778 têm fins lucrativos e 1.776 são instituições sem fins lucrativos. A capacidade global das estruturas residenciais ultrapassava ligeiramente os 103.500 lugares, o que se traduz numa média de 41 por estabelecimento, com 44 nas residências sem fins lucrativos e 32 nas que têm fins lucrativos.

Lisboa é o distrito com maior capacidade de residências com fins lucrativos, com 7.818 lugares repartidos por 240 estabelecimentos, à frente de Setúbal, Porto, Leiria e Santarém, também com lotações superiores a 2.000 lugares.

“Nos últimos anos registou-se uma tendência de crescimento tanto do número de estabelecimentos como da sua capacidade. Entre março de 2020 e março de 2023 há um aumento de quase mais 50 residências com fins lucrativos, o que corresponde a um acréscimo da capacidade em cerca de 2.850 lugares”, sublinhou a Informa D&B em comunicado.

A consultora acrescentou que a procura de serviços assistenciais para a terceira idade “mantém uma tendência de aumento nos últimos anos, para a qual contribuem fatores como o envelhecimento da população e uma crescente participação da mulher no mercado de trabalho”.

O distrito de Viseu é uma região cuja população está cada vez mais envelhecida. A região tem População idosa na região de Viseu aumentou 14,6 por cento em dez anos, segundo os últimos Censos de 2021, publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, mais 14,6 por cento em comparação com os números anteriores de 2011.

Viseu é o concelho com mais idosos, com uma população de 23.480 pessoas, seguido de Tondela com 8.274 e de Lamego com 6.346.

pub
 ”Grândola, Vila Morena” vai ser cantada na sessão solene do 25 de Abril em Vouzela

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 ”Grândola, Vila Morena” vai ser cantada na sessão solene do 25 de Abril em Vouzela

Notícias relacionadas

Procurar